28 semanas de gestação
Com vinte e oito semanas de gestação, o cansaço começa a se fazer mais presente. Isso é normal, com uma barriga que está a cada dia mais pesada. Por isso, mais que tudo, descanse!
A evolução do bebê
Com 33 cm e 1,1 kg, o bebê tem como objetivo, a partir de agora, ganhar peso para ter a força necessária para enfrentar o mundo fora da barriga. Neste estágio, ainda que fosse uma tarefa árdua, ele seria capaz de respirar ar.
Esta semana, os brônquios aparecerão e a dentina, que se formou para constituir os futuros dentes de leite, se cobre de esmalte. Mas a grande novidade da semana é, sem dúvida, a abertura dos olhos. Através do ultrassom é possível notar que as pálpebras do bebê se movimentam como as nossas enquanto ele dorme. Os olhos já possuem coloração, porém a cor só será definida entre 6 e 9 meses de idade, pois eles precisam da influência da luz para chegarem à sua cor final.
O corpo da mãe
O ganho de peso se acelera: as gestantes, a partir de agora, costumam ganhar entre 1 kg e 1,2 kg por mês. Para se manter em forma e recuperar a linha com mais facilidade coma de maneira balanceada, beba muita água – o que evitará infecções urinárias – e faça um pouco de exercícios. Você pode fazer caminhadas, natação e uma ginástica mais leve.
A partir de agora o intervalo entre as consultas diminuirá de 1 mês para 15 dias,. Desta forma o médico pode acompanhar com mais segurança a evolução da gestação e identificar, se houver, sinais de parto prematuro ou complicações como a pré-eclâmpsia ou placenta prévia.
Amamentação
A amamentação traz inúmeros benefícios para a mãe e para o bebê e recomenda-se que o aleitamento seja exclusivo durante os primeiros 6 meses de vida do bebê. O leite materno contém todos os nutrientes de que a criança precisa nos primeiros seis meses de vida, além de:
- prevenir doenças e diminuir a taxa de mortalidade do bebê;
- diminuir as chances do bebê ter alergias;
- diminuir a cólica dos primeiros meses;
- combater a hemorragia pós-parto e acelerar a recuperação da mulher;
- facilitar a perda de peso após o parto;
- diminuir o risco de câncer de mama, endométrio e de ovário;
- diminuir o risco da mãe desenvolver diabetes tipo 2;
- e diminuir o risco do bebê ter doenças mentais.
Copyright foto: iStock/ Arte CCM Benchmark
Este documento, intitulado '28 semanas de gestação', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.