Receita gentilmente cedida pela chef confeiteira e cake designer Noemy Caangi, vice-campeã do programa Bake Off Brasil 2.
Ingredientes
20 porções
Massa
8 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de água morna (pode usar leite morno)
1/2 xícara de óleo
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de amido de milho
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de fermento em pó
Calda
1/2 lata de leite condensado
1/2 lata de água (mesma medida da lata de leite condensado)
Essência de baunilha a gosto
Recheio
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
150 g de chocolate branco em barra
Frutas vermelhas a gosto (morangos, amoras, mirtilos, framboesas)
Finalização
Chantilly ou glacê real a gosto
Modo de preparo
MASSA: Na batedeira, bata as gemas com o açúcar até ficar uma mistura clara e fofa.
Incorpore a baunilha e a água morna e bata até aumentar o volume.
Acrescente o óleo e bata novamente até incorporar bem.
Adicione os ingredientes secos e bata em velocidade baixa apenas para misturar bem (não precisa ser na batedeira, pode ser na mão).
Bata as claras em neve e misture cuidadosamente com a massa.
Divida a massa em 3 fôrmas iguais de 20 cm de diâmetro, forradas com papel manteiga untado com manteiga, e leve para assar em forno pré-aquecido à 180°C por aproximadamente 30 minutos - ou até que, ao espetar um palito, este saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar totalmente antes de desenformar. Reserve.
CALDA: Misture todos os ingredientes em uma tigela e reserve.
RECHEIO: Leve ao fogo o leite condensado com o creme de leite e deixe cozinhar em fogo médio-baixo.
Antes de atingir o ponto de brigadeiro, coloque o chocolate branco picado e continue cozinhando até ter a consistência de brigadeiro de colher (ou brigadeiro mole). Retire do fogo, deixe esfriar e reserve.
MONTAGEM: Sobre o prato que vai servir o bolo, coloque o primeiro disco de massa. Apare a superfície, deixando-a reta e sem a casquinha que se forma no forno. Em seguida, regue com a calda, mas não molhe as bordas do bolo (regue apenas o centro e não tão perto das bordas). DICA: Não molhe demais a massa, o bolo deve ficar úmido e não molhado.
Coloque metade do recheio de brigadeiro sobre a massa úmida e, sobre ele, as frutas inteiras (se usar frutas picadas, use menos calda, pois elas tendem a liberar seu suco com o tempo).
Cubra com outro disco de massa e faça o mesmo procedimento de recheio até cobrir com a terceira massa. Decore o bolo com as frutas inteiras e com cabinhos, de preferência. Salpique açúcar gelado ou açúcar de confeiteiro peneirados.
FINALIZAÇÃO: Use o chantilly ou glacê real apenas para “sujar” a lateral do bolo. Por fim, leve-o à geladeira para firmar até o momento de servir.
Copyright foto: Divulgação
Veja também
Este documento, intitulado 'Naked cake de frutas vermelhas e chocolate branco', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.