Em uma panela de pressão, coloque o feijão fradinho, a água e o louro. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos contados a partir do início da pressão. Desligue o fogo e aguarde sair toda a pressão antes de abrir a panela.
Coloque no liquidificador o feijão cozido e 1/2 xícara do líquido do cozimento. Bata até formar uma massa homogênea. Reserve.
Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e frite apenas 1 dente de alho até dourar levemente. Coloque a mistura do liquidificador e o sal, e refogue.
Adicione, aos poucos, a farinha de mandioca crua e cozinhe, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela. Reserve até amornar.
Junte o polvilho azedo e misture até ficar homogêneo.
Em uma frigideira, coloque a linguiça e o alho restante, e frite na própria gordura, em fogo médio, por 3 minutos ou até dourar levemente. Reserve.
Divida a massa reservada em 20 porções. Abra cada porção na palma da mão e coloque um pouco de linguiça no centro da massa, junto com um cubo de queijo. Modele no formato de um bolinho.
Empane os bolinhos com a clara e, depois, com a farinha de rosca.
Em uma panela pequena, aqueça o óleo em fogo alto e frite de 4 a 6 bolinhos de cada vez. Sirva em seguida. DICA: Sirva os bolinhos acompanhados de vinagrete.
Copyright foto: Divulgação
Veja também
Este documento, intitulado 'Bolinho de feijão fradinho com calabresa', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.