Receita proposta por Natalia Kriskova.
Uma sobremesa simples e refrescante para finalizar um belo jantar a dois...!
Ingredientes
2 porções
2 maçãs médias descascadas e sem sementes
1 pote (100g) de iogurte grego tradicional
50 g de açúcar refinado + 1 colher de sopa para as nozes
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de água
6 metades de nozes descascadas
1 pitada de canela em pó
1 pitada de cardamomo em pó
1 pitada de gengibre em pó
1 colher de sopa rasa de manteiga com sal
Modo de preparo
Em uma panela antiaderente, aqueça o açúcar refinado misturado à canela, o cardamomo, o gengibre e a água. Cozinhe até obter um caramelo marrom. Enquanto isso, corte as maçãs em fatias finas e acrescente-as à mistura de açúcar, mexendo de forma que elas sejam cobertas pelo caramelo. Faça isso em fogo alto por 1 ou 2 minutos apenas. DICA: nessa etapa, é normal que o caramelo endureça e cole na espátula, mas ele vai amolecer aos poucos. É importante não deixar de mexer para não grudar.
Diminua um pouco o fogo e continue a cozinhar a mistura até que as maçãs fiquem bem cozidas (não deixe que elas virem um purê). Tire a panela do fogo e acrescente então a manteiga. Reserve.
Em outra panela, toste as nozes grosseiramente trituradas em fogo baixo por cerca de 2 minutos. Junte 1 colher de sopa de açúcar para caramelizar. Mexa constantemente. Quando estiverem cobertas com o açúcar, tire do fogo e deixe esfriar.
Em uma tigela, misture o iogurte com a colher de sopa de açúcar mascavo. É importante que os dois ingredientes estejam bem misturados, formando um creme liso e homogêneo.
Para montar as taças, coloque uma camada de iogurte e outra de maçã. Faça isso mais uma vez, deixando as maçãs por cima de tudo. Finalize com as nozes caramelizadas e bom apetite!
Copyright foto: Natalia Kriskova
Veja também
Este documento, intitulado 'Taça de maçãs com especiarias e nozes caramelizadas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.