Receita proposta por Magali Auneau.
Esses churros são perfeitos para festinhas ou feriados preguiçosos. Sem complicação e uma delícia!
Ingredientes
4 porções
200 ml de leite integral
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
80 g de manteiga sem sal
Uma pitada de sal
160 g de farinha de trigo
3 ovos
Óleo de amendoim (para fritar)
Açúcar de confeiteiro ou Nutella (para servir)
Modo de preparo
Em uma panela de fundo grosso, coloque para ferver o leite, a manteiga, o açúcar e o sal.
Acrescente toda a farinha de uma só vez ao leite fervendo. Logo em seguida, tire a panela do fogo e misture tudo muito bem.
Volte com a panela novamente em fogo baixo e deixe que a massa seque bem (como uma massa para bombas e carolinas). Ela deve se soltar das paredes da panela e da espátula de madeira.
Em seguida, coloque a massa em uma tigela e acrescente os ovos um a um, misturando bem cada um deles antes de adicionar o outro. DICA: para esta etapa, use uma batedeira elétrica com batedores tipo gancho, ideal para massas mais pesadas, para obter uma massa homogênea, lisa e com certo brilho.
Depois de pronta, coloque a massa em um saco de confeitar, com bico em forma de estrela grande.
Esquente uma boa quantidade de óleo a 170º-180ºC em uma frigideira. Então, pressione o saco de confeitar sobre o óleo (não deixe o bico muito distante da panela) para formar pequenos bastõezinhos de massa (do comprimento de sua preferência) e deixe fritar até que a massa atinja uma cor dourada. DICA: lembre-se de virar os churros no meio do cozimento, com a ajuda de um pegador de ferro ou de uma escumadeira, para que a massa cozinhe uniformemente.
Depois de prontos, coloque os churros delicadamente sobre papel-toalha e salpique com açúcar de confeiteiro. Sirva logo em seguida, puros ou com Nutella.
Copyright foto: iStock
Veja também
Este documento, intitulado 'Receita rápida de churros', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.