5 benefícios da maca peruana para a saúde, bem-estar e até sexo!

Esta planta ajuda na prevenção de doenças, além de aumentar a libido e combater o cansaço diário

Maca peruana em pó pode ser adicionada em sucos e vitaminas.

Uma planta nativa da Cordilheira dos Andes, parecida com um rabanete e de tom amarelado está sendo apontada como uma poderosa aliada na manutenção da saúde, já que consegue combater doenças ao mesmo tempo em que possui efeito afrodisíaco. A maca peruana ficou conhecida por integrar diversos suplementos graças às suas propriedades que contribuem para o bem-estar do organismo.

A maca peruana pode ser consumida in natura (mas é um pouco difícil de se encontrar a planta aqui no Brasil) e também em cápsulas ou em pó, misturada às vitaminas e sucos que fazem parte do dia a dia. “Os benefícios da maca peruana foram avaliados em pesquisas em diferentes institutos ao redor do mundo. Ela é classificada como um superalimento, assim como a quinoa e o amaranto”, explica a Evelin Egedy, engenheira química da Schraiber. 

Rica em vitaminas B1, B2, C e E, além de minerais essenciais, ômega 3 e 9, fibras e aminoácidos, esta planta é sinônimo de bem-estar. Conheça os 5 benefícios da maca peruana e veja a importância de incluir essa planta em uma dieta equilibrada:
 

1 -  Efeito afrodisíaco

Conhecida por aumentar o desejo feminino, a também chamada "ginseng dos Andes" atua como estimulante sexual. A planta contém vitaminas do complexo B, vitamina E, zinco e magnésio, que são substâncias que colaboram com a produção dos hormônios sexuais

“A maca peruana tem ação no hipotálamo e na supra renal, o que confere a ela esse poder estimulante de aumentar a libido. Aumenta também a quantidade de espermatozoides, a mobilidade e a contagem dos mesmos”, explica Melissa Santos, nutricionista da Companhia Athletica.
 

2 – Proteção contra a osteoporose

Pesquisas indicaram que a maca possui mais cálcio que o leite em sua composição e que, por isso, pode integrar sim uma dieta que é pobre neste nutriente. A quantidade indicada varia de acordo com altura e peso mas, de maneira geral, recomenda-se o uso de duas colheres de chá da farinha de maca peruana por dia. 
 

3 – Combate a anemia e diabetes

Uma dieta que inclui a maca peruana ajuda na prevenção da anemia, já que este superalimento contém uma grande quantidade de ferro – nutriente essencial para combater a doença. 

Esta planta apresenta, ainda, um alto teor de fibras que auxilia no combate a diabetes. “A maca peruana diminui a velocidade com que o nosso corpo absorve a glicose e, com isso, contribui para diminuir o risco de desenvolvimento da diabetes”, conta Evelin. 
 

4 – Controle dos níveis de colesterol 

Rica em ômega 3, ajuda a baixar os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar os índices de colesterol bom (HDL) – que atua retirando as moléculas de gordura do sangue. “A maca regula o colesterol, evitando problemas cardiovasculares”, completa Melissa. 
 

5 – Aumento da saciedade

Para quem deseja emagrecer, a maca peruana proporciona uma sensação de saciedade e reduz o apetite. Além disso, é diurética e contém antioxidantes que melhoram o metabolismo.

Mas antes de incluir a maca peruana na dieta, lembre-se: o consumo deve ser acompanhado da prática de atividades físicas e controle do estresse. “Não adianta cuidar da nutrição e deixar de lado outros fatores de bem-estar”, finaliza Evelin. 

Copyright foto: iStock

Veja também
Este documento, intitulado '5 benefícios da maca peruana para a saúde, bem-estar e até sexo!', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.