O Boeuf bourguignon, receita tradicional francesa, é uma carne ensopada com vinho tinto. Muito saboroso, esse prato fica ainda melhor no dia seguinte.
Ingredientes
6 porções
1 ½ kg de carne corta de cubos (pode ser alcatra, coxão mole ou músculo)
200 g de bacon
60 g de manteiga
10 cebolas pérola ou 2 cebolas médias
2 cenouras
2 dentes de alho
60 g (4 colheres de sopa) de farinha
2 grandes copos (500 ml) de vinho tinto seco (de preferência de Bourgogne)
2 grandes copos de caldo de carne (2 cubos de caldo de carne para 500 ml de água);
250 g de champignon (frescos de preferência)
Tomilho e folhas e loura a gosto
Sal
Pimenta do reino
Modo de preparo
Corte a carne em cubos de 3 a 4 cm. Pique as cebolas (se utilizar o itpo pérola, deixe-as inteiras). Descasque e corte as cenouras em rodelas não muito finas (de 2 mm pelo menos). Tire a casca do alho e remova o seu germe (o “miolinho”).
Em uma panela grande, derreta a manteiga. Adicione as cebolas inteiras e o bacon. Refogue-os, mexendo constantemente. Quando eles estiverem dourados, retire-os com uma escumadeira e reserve.
Na mesma panela, refogue os pedaços de carne a fogo alto. Adicione as cenouras e refogue por mais 5 minutos.
Quando a carne estiver bem dourada, salpique-a com a farinha e deixe cozinhar, mexendo sempre.
Despeje o molho que foi preparado com dois cubos de caldo de carne dissolvidos em 500 ml de água fervente. Recoloque o bacon e a cebola na panela. Despeje o vinho tinto. Acrescente sal, pimenta, o alho amassado e tomilho e louro a gosto. Deixe ferver. Cubra a panela e deixe a carne cozinhar a fogo baixo durante 3 horas.
Depois do cozimento, adicione o champignon picado e deixe cozinhar por mais meia hora. Despeje tudo em uma travessa. O caldo deve ter uma boa consistência, mas se estiver muito grosso, adicione um pouco de água. Sirva com massas (tagliatelles, por exemplo), arroz ou batatas cozidas no vapor.
Copyright foto: iStock
Veja também
Este documento, intitulado 'Boeuf Bourguignon', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.