Descendente da Pfannkuchen alemã e parente da panqueca americana, a Dutch Baby é uma massa de panqueca assada em uma frigideira quente, forrada de manteiga derretida. Durante o tempo de forno a massa infla, acompanhando as bordas da frigideira, e doura. Ao ser tirada do forno é preciso espalhar rapidamente pedacinhos de manteiga, suco de limão e açúcar de confeiteiro no seu interior, enquanto a massa abaixa aos poucos. Depois é só fatiar e comer, ainda morna. Ótima receita para os cafés da manhã de sábado, que eu retirei do site MarthaStewart.com.
Ingredientes
4 porções
2 colheres de sopa de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
3 ovos em temperatura ambiente
¾ de xícara de leite integral em temperatura ambiente
½ xícara de farinha de trigo
¼ de colher de chá de sal
½ colher de chá de extrato de baunilha
¼ de xícara de açúcar
Para servir
1 colher de sopa de manteiga sem sal em pedacinhos
1 ou 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
1 colher de sopa de suco de limão
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 220°C. Leve as 2 colheres de manteiga ao fogo médio, em uma frigideira de 24 cm de diâmetro que possa ir ao forno, sem mexer, até que ela derreta e comece a ficar dourada (cuidado para a manteiga não queimar). Se sua frigideira não for esmaltada, esse processo pode ser feito diretamente no forno. Reserve.
Bata no liquidificador, por 1 minuto, os ovos, leite, farinha, sal, baunilha e açúcar. Despeje essa mistura no centro da frigideira quente e leve ao forno por 25 minutos, até que a massa ficar bem inflada e dourada.
Retire a frigideira do forno e rapidamente espalhe bocadinhos de manteiga, o suco de limão e o açúcar sobre a massa. Sirva imediatamente. Você pode servir também com maple syrup, com mel, geléia ou frutas frescas.
Copyright foto: Ricardo Spósito
Veja também
Este documento, intitulado 'Dutch Baby', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.