Espelho de banheiro: dicas de como escolher e fotos para se inspirar
O espelho do banheiro pode parecer uma coisa banal, mas não é. Peça fundamental, ele pode trazer maior profundidade e iluminação ao cômodo
Utilizado por homens e mulheres na higiene diária - para a barba e rotina de cremes, maquiagens e penteados - o espelho é o grande curinga do banheiro. Por isso, não dá para comprar a peça por impulso, sobretudo porque há vários modelos com diferentes funções à venda no mercado. O importante é estudar cada modelo e entender bem quais as vantagens de cada um.
"Se há um objeto que é fundamental na decoração, esse item é o espelho. Usado muitas vezes em quartos e salas para dar um charme a mais no espaço, ele é um grande curinga para dar aquela sensação de que o banheiro é maior do que é de fato", explica a arquiteta Ana Vilas Boas. “O uso de espelhos amplos e com diferentes formatos também pode modernizar o banheiro”, conta a profissional.
Mas, além do gosto pessoal, é preciso levar em conta vários outros fatores: o tamanho do banheiro, o formato do espelho, a altura e a existência ou não de janelas no ambiente. Siga nossas dicas e se inspire na nossa galeria de fotos!
Confira algumas dicas importantes:
Qual formato e estilo escolher?
-
Espelhos redondos. São uma ótima maneira de modernizar a decoração do banheiro. Eles podem ser aplicados em vários diâmetros diferentes, adequando a dimensão do espelho ao tamanho do banheiro.
-
Espelhos retangulares. Se encaixam em banheiros de tamanho médio a grande e podem ser instalados na posição horizontal, e também na vertical. Esse tipo de espelho cria uma assimetria interessante com a extensão da bancada. Eles devem ter entre 60 e 90 cm para uma boa simetria com o rosto e metade do corpo do usuário.
-
Espelhos quadrados. São ótimos para banheiros pequenos e médios. Em banheiros muito grandes talvez o formato seja incompatível. Assim como os redondos, eles trazem leveza para a decoração do espaço e podem ser utilizados também para reforçar a área da bancada, organizando melhor o espaço.
-
Espelhos com formatos diferentes - triangulares, octogonais, em forma de gotas, etc - são uma boa saída para ambientes modernos. Mas é essencial equilibrar o formato e o tamanho do espelho ao estilo da decoração do local.
-
Espelhos emoldurados. Podem ser uma opção para o banheiro. O estilo da moldura pode seguir a decoração do espaço, além de criar um destaque maior na composição do ambiente.
-
Espelho de aumento. Além do espelho principal, é interessante instalar pequenos espelhos de aumento para quem tem problemas de visão. Eles são essenciais para fazer maquiagem e barba.
-
Combinar os estilos. Para dar um toque interessante à decoração, uma boa ideia é instalar vários espelhos no banheiro em diversas formas, tipos, estilos, o que dá também a impressão de profundidade a um ambiente pequeno.
O tamanho ideal
-
Espelhos pequenos. Em banheiros muito amplos são pouco funcionais e desproporcionais ao ambiente.
-
Espelhos de tamanho médio. Geralmente são excelentes, porque além de funcionais, permitem a visão de uma boa parte do corpo.
-
Espelhos grandes. Além de conferirem mais profundidade ao cômodo, trazem mais iluminação e uma pitada de sofisticação. Eles podem ser utilizados até em banheiros pequenos, ocupando uma parede inteira por exemplo.
Posição: em que altura instalar?
-
Espelhos pequenos devem ser instalados em uma posição mais alta para a completa visualização do rosto, sem precisar baixar ou levantar os pés.
-
Já os médios e grandes devem ir de acordo com o estilo arquitetônico do banheiro. Eles podem ser instalados acima da bancada, sobre o rodapé da pia, acima da altura das torneiras ou cobrindo a parede do chão até o teto.
-
Se o banheiro for usado também por crianças é preciso prestar atenção na altura da instalação. Mesma coisa se ele for utilizado por pessoas idosas: talvez aqui seja importante investir também na iluminação.
-
Os espelhos são instalados geralmente sobre a bancada da pia, podendo ter sua aplicação estendida às paredes laterais, como acontece com os espelhos triplos, ideais na hora de fazer a barba. Eles devem ser instalados a uma altura que possibilite visualizar o corpo e rosto de maneira simples.
-
Os espelhos flutuantes são pregados a alguns centímetros de distância da parede, possibilitando assim a instalação de um sistema de iluminação indireta entre a parede e o espelho, ideal para ambientes sem janela ou com pouca luz direta do sol. O sistema de luz através de luzes LED é o mais usado hoje em dia.
-
Incluir espelhos com armários na parte traseira é uma ótima solução para espaços pequenos. Existem modelos com vários mecanismos de abertura, de abrir, de correr, basculantes, etc.
-
Os espelhos que vão do piso ao teto são perfeitos para ampliar o espaço visual e a iluminação. Além de serem posicionados em uma parede livre do ambiente eles também podem ser colocados atrás das bancadas criando um efeito interessante no local.
Decoração vintage
Espelhos vintage em diferentes formatos e tamanhos garantem um aspecto retrô ao banheiro.
Copyright foto: Cécile Debise/Journal Des Femmes
Espelho com moldura de madeira
Para combinar com o estilo de banheiro em madeira envelhecida, uma moldura no mesmo material garantiu uniformidade ao espaço.
Copyright foto: Elodie Rothan/Journal Des Femmes
Espelho inteiro
Para quem tem uma parede livre no banheiro, o ideal é um espelho de corpo inteiro.
Copyright foto: Elodie Rothan/Journal Des Femmes
Espelho redondo em latão
O espelho redondo em latão conferiu uniformidade ao estilo rústico do banheiro.
Copyright foto: Elodie Rothan/Journal Des Femmes
Espelho em cima de pastilhas
Uma boa jogada de cores com o espelho instalado em cima de pastilhas verdes água.
Copyright foto: Elodie Rothan/Journal Des Femmes
Espelho oval
O espelho oval fica charmoso acima de um móvel de madeira com gavetas.
Copyright foto: Elodie Rothan/Journal Des Femmes
Espelho quadrado acima de parede pintada
Para um banheiro com um toque de cor, um espelho quadrado logo acima de uma parede com cor.
Copyright foto: Cécile Debise/Journal Des Femmes
Nichos de espelho
Uma solução para quem briga pelo espelho de manhã: construir dois nichos diferentes com o objeto para o casal.
Copyright foto: Elodie Rothan/Journal Des Femmes
Espelho vitoriano
Uma forma diferente de espelho, a com formato vitoriano, perfeito para um banheiro romântico.
Copyright foto: Elodie Rothan/Journal Des Femmes
Espelho com luzinhas
Uma ideia prática para banheiros escuros: uma guirlanda de luzinhas colocada na parte superior do espelho.
Copyright foto: Elodie Rothan/Journal Des Femmes
Espelho com moldura envelhecida
O espelho com moldura dourada envelhecida casou bem com o estilo rústico-moderno do banheiro.
Copyright foto: Elodie Rothan/Journal Des Femmes
Espelho retangular
O espelho retangular embutido no armário conferiu profundidade e praticidade ao banheiro pequeno.
Copyright foto: Cécile Debise /Journal Des Femmes
Espelho metálico
O contraste entre o espelho metálico e a parede escura resultou em uma bela combinação.
Copyright foto: Cécile Debise /Journal Des Femmes
Espelho acoplado em armário
Uma boa maneira de economizar espaço é juntar o espelho com o armário.
Copyright foto: Elodie Rothan/Journal Des Femmes
Espelho geométrico
O espelho com moldura geográfica combinou com o piso escuro e o móvel branco do banheiro.
Copyright foto: Elodie Rothan/Journal Des Femmes