Aprenda (de uma vez!) a preparar a carne de soja
Também conhecida como PTS ou PVT, o alimento é uma ótima opção para vegetarianos, veganos ou para quem busca uma alimentação mais saudável

Quem não consome proteína animal, como os vegetarianos ou veganos, encontra diversas opções de substituição deste alimento. Uma delas é a famosa carne de soja, um verdadeiro coringa na cozinha. Também conhecida como PTS (proteína texturizada de soja) ou PVT (proteína vegetal de soja), ela tem preço acessível, é fácil de encontrar e simples de preparar.
A soja é um vegetal oriundo da família dos feijões e parente próximo de plantas como a lentilha e a ervilha. De grande relevância nutricional, pode ser consumida como o feijão, mas também é utilizada na fabricação de diversos produtos, como leite, óleos e a carne de soja.
A proteína texturizada da soja é obtida como resíduo da fabricação do óleo da planta em um processo conhecido como extrusão alimentar, no qual o produto é pressionado com o auxílio de uma máquina.
Os benefícios da soja
A carne de soja é rica em nutrientes, como minerais e vitaminas, principalmente as do complexo B. Além disso, ela é rica em proteínas e possui menos calorias do que a maioria das carnes vermelhas. Confira alguns dos principais benefícios do consumo da PTS:
- Auxilia a saúde dos músculos;
- Reduz os sintomas da menopausa;
- Ajuda a prevenir o câncer por ser antioxidante;
- Auxilia na perda de peso;
- Equilibra os níveis de colesterol no sangue, aumentando o "colesterol bom";
- Protege os ossos;
- Diminui a pressão arterial;
- Ajuda nos processos digestivos;
- Reduz o risco de doenças cardiovasculares.
Como preparar a carne de soja
No mercado, a carne de soja está disponível em diversas formas: graúda (excelente para estrogonofes), em tiras, bifes ou laminada, que se assemelha à carne moída. Mesmo sendo fácil de preparar a carne de soja, existem dúvidas sobre a maneira correta. Confira alguns segredos e dicas dos especialistas da OneMarket, plataforma que reúne clubes de assinaturas com foco em alimentação inclusiva.
- Hidrate a carne de soja. Para isso, é necessário adicionar duas xícaras de chá de água para cada xícara de carne de soja e deixar de molho 15 minutos. Vale lembrar que o conteúdo dobrará de tamanho no final do processo
- Utilize água quente. Há quem faça a hidratação utilizando apenas água em temperatura ambiente, mas é mais recomentado usa água quente e com um pouco de vinagre ou suco de meio limão. Isso ajuda na eliminação do gosto característico.
- Escorra. Depois de 15 minutos, escorra a proteína de soja em uma peneira e esprema bem. Retire todo o resíduo de água com as mãos ou com o auxílio de um pano de prato bem limpo. É importante que o produto esteja bem sequinho, ou os temperos não serão absorvidos da forma correta.
- Tempere. Em seguida, adicione o tempero que preferir. Molhos de tomate ou shoyu ficam ótimos com a carne de soja. Ervas como coentro, manjericão, salsinha, louro e cominho também são boas opções. Outra dica é refogar a proteína com o alho e a cebola para agregar sabor ao alimento.