Shake para emagrecer: faça em casa!
Prática, a bebida é indicada para quem quer perder peso rápido. Porém, é preciso tomar cuidado com as versões industrializadas

Os shakes são uma boa opção para quem quer emagrecer. Podendo substituir lanches intermediários ou, em situações esporádicas, as refeições principais, a bebida dá maior sensação de saciedade, com um aporte calórico baixo. Porém, não basta tomar qualquer shake. O ideal é preparar a própria bebida ou comprar aquelas indicadas por um profissional.
Shakes preparados em casa, com alimentos in natura, são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Outro benefício da bebida caseira é a possibilidade de variar os ingrediente utilizados no preparo. "Desta forma, conseguimos ofertar uma variedade maior de nutrientes e sabores”, explica Gabriela Rebello, nutricionista.
Shake para emagrecer: vantagens e desvantagens
A especialista explica que quem quer emagrecer com os shakes, pode substituir de uma a duas refeições principais - café da manhã, almoço e jantar - por um copo da bebida.
O shake é ótimo para quem busca um resultado rápido e não consegue, por exemplo, se controlar quando vai a um restaurante. Outra vantagem é a praticidade de consumi-lo mesmo naqueles dias que fogem da rotina, pois a bebida é fácil de armazenar e carregar consigo.
Entretanto, a nutricionista alerta que shakes vendidos no mercado ou em farmácias podem ser prejudiciais para a saúde. "Se usados a longo prazo e de forma inadequada, podem acarretar em carências nutricionais, hipovitaminose e até doenças causadas pela falta ou deficiência de vitaminas no organismo”, ressalta.
A falta de vitamina B1, por exemplo, é a deficiência mais comum que acomete os músculos em geral, os batimentos do coração e o sistema nervoso central. Além disso, "a grande maiorias shakes vem com teores de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) fora das recomendações da vigilância sanitária e com altas concentrações de aditivos químicos, conservantes, sódio e adoçantes”, explica Gabriela.
Outro grande problema do consumo do shake para emagrecer é que ele pode deixar a dieta monótona, e a pessoa acaba abandonando o método rapidamente.
Faça o seu próprio shake!
Já que o ideal é consumir o shakes caseiros, que tal aprender a prepará-lo? Confira a receita da nutricionista.
Shake para emagrecer caseiro
Ingredientes
250ml de água
1 scoop (colh. de medida) de Whey Protein Isolado
1 banana
5 macadâmias
1 colh. de sobremesa de flocos de quinoa
1 colh. de sobremesa de flocos de amaranto
Para adoçar: ou mel ou xarope de agave ou xilitol
Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Bônus: como variar o sabor do shake
Saiba que seguindo as dicas certas é possível criar sue próprio shake para emagrecer e variar as receitas. Gabriela explica quais são os ingredientes que não pode faltar no preparo:
- Uma fonte de proteína: leite vegetal (leite de arroz, leite de aveia, leite de quinoa, leite de amêndoas); iogurte natural ou sem lactose; ou suplementos proteicos (albumina, proteína de arroz, whey protein, caseína).
- Uma fonte de carboidrato: frutas (que também fornecem vitaminas e minerais).
- Uma fonte de gordura boa: oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, macadâmias).
- Uma fonte de fibras: farelo de aveia; semente ou farinha de chia; flocos de quinoa; biomassa ou farinha de banana verde; farinha de linhaça ou flocos de amaranto.
- Shake para emagrecer: faça em casa!
- Suco de couve emagrece? Confira 5 receitas para testar em casa! - Dicas - Dieta e nutrição
- Dicas simples e fáceis para emagrecer com saúde - Dicas - Dieta e nutrição
- Nutricionista responde: beber água com limão em jejum emagrece? - Dicas - Dieta e nutrição
- Emagreça com o chá de 30 ervas! - Dicas - Dieta e nutrição
- Veja a seleção de 11 frutas que ajudam a emagrecer - Dicas - Dieta e nutrição