Saiba como será o final de "Velho Chico"
Mesmo após o falecimento de Domingos Montagner, autores da trama das 21h darão um final feliz para Santo e Tereza
A novela Velho Chico chegará ao fim no próximo dia 30 e, por isso, amenta cada vez mais a expectativa dos telespectadores em relação ao final da história. Com a morte de Domingos Montagner na última quinta-feira (14), vítima de afogamento no Rio São Francisco, foram necessárias algumas adaptações nas cenas. Entretanto, Tereza (Camila Pitanga) e Santo (Domingos Montagner) ainda terão um final feliz, segundo a coluna Telinha, do jornal Extra.
Para suprir a ausência de Santo, os diretores vão usar cenas das últimas imagens gravadas pelo ator, além de recursos como a câmera subjetiva – um truque que mostra o ponto de vista do personagem – e flashbacks que permitirão que o público sinta a "presença" de Santo. Ele aparecerá no altar, beijará Tereza e terá uma fala que já foi dita em outro momento da novela. "Sonhei tanto com esse dia que custo a acreditá que tenha chegado".
O casamento dos protagonistas acontecerá na mesma data festiva em que Santo e Tereza se conheceram na infância. Imagens antigas ilustrarão a saga dos dois ao longo da novela. Um dos desafios da direção será mostrar o personagem nervoso com o grande o dia. Durante a cerimônia, a novela exibirá cenas do parto de Olívia (Giullia Buscacio). Grávida de Miguel (Gabriel Leone) e já casada, ela dará à luz dois filhos gêmeos.
Afrânio se arrepende e denuncia corrupção
Outro momento importante do último capítulo se dará antes da cerimônia, ainda na casa dos saruês. Enquanto Tereza se prepara para o grande dia, Afrânio (Antônio Fagundes) – sem peruca e vestindo trajes sóbrios – entrará no quarto e, arrependido, anuncia que levará a filha ao altar. "Eu quero conduzir minha filha por aquele altar e entregá-la nas mãos do homem que ela ama e que a faz feliz como ela merece", dirá o coronel, com lágrimas nos olhos.
O pai de Tereza também decide pagar por todos os seus crimes e revelar o que sabe ao Ministério Público. Assim, o antigo coronel se redime de seu passado de crimes de corrupção e acaba feliz ao lado de Iolanda (Cristiane Torloni).
Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) se desespera ao descobrir a delação do ex-sogro e foge com todo dinheiro que pode. A gasolina do carro dele acaba e o deputado cambaleia pelo sertão. Alucinado, grita e atira toda a fortuna para o alto: “Pago o que for!”. Carlos cai no chão e acaba morrendo.
No fim da novela, Miguel, que se tornou substituto de Afrânio, dá entrevista a uma jornalista contando sobre o progresso de Grotas. Todos aparecem numa confraternização à beira do Rio São Francisco quando Afrânio ouve um apito e vai para a margem. Ele fica ali entristecido, mas ganha a companhia de Tereza, Afrânio e os bisnetos. Santo já não aparece.
Na última cena, Martim (Lee Taylor) aparece no Gaiola. “Eu lhe disse dotô, não disse? Por isso lhe truxe, que era pro dotô pode vê! Agora vâmo segui viagem...”, diz. O Gaiola apita outra vez e se afasta da fazenda. A produção da novela também pretende fazer uma homenagem para Domingos Mantagner no encerramento do capítulo, que deverá ser definida nos próximos dias.
Copyright foto: Reprodução/TV Globo
Este documento, intitulado 'Saiba como será o final de "Velho Chico"', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.