Matthew McConaughey
Nome completo: Matthew David McConaughey
Data de nascimento: 04/11/1969
Cidade: Uvalde, Texas
País: Estados Unidos
Signo astrológico: Escorpião
Amigos: Lance Armstrong, Jake Gyllenhaal, Woody Harrelson
Matthew McConaughey sempre fez a linha do galã bonitão e charmoso, estrelando uma porção de filmes de ação e comédias românticas. Mas no desenrolar de sua carreira, o ator provou seu talento ao encarnar personagens complicados e desafiadores, ganhando inclusive um Oscar de Melhor Ator, em 2014.
Um garoto do Sul
Matthew McConaughey é natural do Texas, vindo de uma família modesta de três irmãos, um pai dono de posto de gasolina e uma mãe professora. Aos 20 e poucos anos e sem qualquer interesse no negócio da família, ele decidiu estudar direito na famosa Universidade de Austin. Porém, prestes a finalizar o curso, em 1991, o jovem Matthew desenvolveu um grande interesse pela profissão de ator e começou a atuar em filmes universitários e comerciais locais.
Um ano depois, Matthew conheceu por acaso o diretor de casting e produtor Don Phillips, que o apresentou ao diretor Richard Linklater. Reconhecendo o talento do jovem ator, a dupla colocou Matthew no elenco de Jovens, Loucos e Rebeldes (1993), ao lado de outras figuras que também viriam a ser atores famosos, como Ben Affleck e Milla Jovovich. Mais alguns pequenos trabalhos vieram até o ator encarar o papel de um assassino psicopata em O Massacre da Serra Elétrica - O Retorno (1994).
Com um filme atrás do outro, ele logo conseguiu participar do elogiado Tempo de Matar (1996), dividindo cena com Samuel L. Jackson e Sandra Bullock. A carreira de Matthew então não demorou a decolar. Na sequência, o ator trabalhou com Jodie Foster, em Contato (1997), e Steven Spielberg, em Amistad (1997).
Considerado uma das grandes promessas de Hollywood na época, Matthew McConaughey acabou abrindo espaço em seu currículo também para comédias românticas, como: O Casamento dos Meus Sonhos (2001), com Jennifer Lopez; Como Perder um Homem em 10 Dias (2003), com Kate Hudson - a dupla repetiu a parceria em Um Amor de Tesouro (2008); Armações do Amor (2006), com Sarah Jessica Parker; e Minhas Adoráveis Ex-Namoradas (2009), com Jennifer Garner.
Tomando as rédeas
Entre 2009 e 2011, o ator se afastou das telonas para conseguir novas oportunidades de trabalho. A ideia era abrir as portas para projetos diferentes daqueles em que havia participado e Matthew conseguiu. Interpretando personagens mais profundos e complexos, ele emendou boas atuações em O Poder e a Lei (2011), Bernie: Quase um Anjo (2011), Killer Joe - Matador de Aluguel (2011) e Amor Bandido (2012).
Mas o grande momento da carreira de Matthew veio mesmo em 2013, com Clube de Compras Dallas, em que o ator, 20 quilos mais magro, interpretou o eletricista texano soropositivo Ron Woodroof. Por conta deste trabalho, Matthew McConaughey recebeu o Oscar de Melhor Ator, em 2014, consagrando-o entre os grandes nomes do cinema.
Ainda em 2014, o ator se tornou o protagonista da aclamada minissérie True Detective, da HBO, ao lado de seu amigo de longa data Woody Harrelson. E para fechar o bom ano que teve, Matthew também voltou aos cinemas estrelando o longa de ficção científica Interestelar, do diretor Christopher Nolan. Com a agenda cheia, o ator tem dois grandes projetos para o futuro: Free State of Jones, com estreia marcada para junho de 2016; e A Torre Negra, previsto para 2017.
Quem vê um galã tão promissor como Matthew McConaughey, não imagina que o bonitão não faz o tipo namoradeiro. Apesar dos breves romances que teve com Penélope Cruz, Janet Jackson e Sandra Bullock, o ator mantém um relacionamento duradouro com a modelo brasileira Camila Alves, com quem tem 3 filhos. O casal está junto desde 2006 e o casamento foi oficializado em junho de 2012.
Copyright foto: ABACAPRESS.COM
Este documento, intitulado 'Matthew McConaughey', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.