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Conheça as causas dos gases na gravidez e saiba como aliviar

O aumento de gases na gestação é bastante comum tanto no início como no fim da gravidez. Obstetra dá dicas para evitar o incômodo

Uma alimentação equilibrada pode ajudar a evitar os gases.


Se tem uma frase que é frequentemente é aquela que afirma “ser mãe é padecer no paraíso”. E isso ganha alguns contornos já na gestação, com pequenosincômodos que surgem mesmo nos primeiros meses. Entre eles podemos destacar os gases na gravidez.

De acordo com o ginecologista e obstetra Adalberto Vasconcelos, todas as pessoas produzem naturalmente entre 0,5 e 1,7 litros de gases por dia, que são eliminados normalmente por meio de arrotos e puns. “No caso das grávidas, essa quantidade pode aumentar, gerando o desconforto tão conhecido”, afirma. 

Causas dos gases na gravidez 

O especialista explica que durante a gestação, principalmente no início, as doses de progesterona produzidas acabam relaxando os tecidos de todo o corpo, o que inclui aqueles do trato gastrointestinal. “Neste caso, é este relaxamento muscular que leva a uma desaceleração do processo digestivo, ocasionando assim ainda mais gases e incômodo no estômago”, destaca. 

Já no período final da gravidez, o útero estará pressionando tudo na cavidade abdominal, o que provoca uma lentidão ainda maior da digestão e pressiona o estômago, aumentando ainda mais a incidência de gases, além daquele desconforto após as refeições. “Isso explica também as reclamações recorrentes entre as gestantes de azia e prisão de ventre”. 

Como evitar ou aliviar o incômodo 

O ginecologista afirma que não há muito segredo sobre como evitar os incômodos com os gases durante a gravidez. “O melhor jeito de reduzir a incidência de gases é diminuindo ou mesmo eliminando da dieta os alimentos que causam o problema. É importante lembrar que uma alimentação equilibrada é essencial para a saúde da mamãe e do bebê durante a gestação”, ressalta Vasconcelos. 

Entre os principais alimentos que podem estar causando os gases podemos destacar as leguminosas (feijão, ervilha, lentilha), brócolis, couve-flor, além da batata doce, cebola, entre outros. Quem possui intolerância à lactose também costuma ter gases ao consumir laticínios, que devem ser evitados ou substituídos. 

Além disso, outra maneira de evitar os gases é não fazer refeições grandes, tentando se alimentar aos poucos com intervalos menores e mastigando bem devagar. Não falar enquanto come também ajuda bastante. OUtra recomendação é não ingerir líquidos, principalmente gasosos, ao comer. Caso não seja possível, evite beber diretamente na garrafa ou usar canudinhos.

Outra dica para evitar a produção dos gases é não mascar chicletes ou chupar balas duras, evitar alimentos adoçados artificialmente à base de sorbitol e não fumar. Vale lembrar que a prática de exercícios físicos leves, como uma caminhada, ioga ou mesmo outra atividade leve pode contribuir bastante para a própria gestação.

“O melhor é conversar com o seu médico para compreender o que realmente está provocando os gases, pois ele poderá fazer uma avaliação mais personalizada do problema”, afirma o especialista.

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