0
Obrigado

Smoothie bowl: a nova mania saudável que cabe em um potinho

Veja como preparar a bebida geladinha que é servida na tigela com frutas picadas e cereais naturais

Mania saudável: veja como preparar o smoothie bowl em casa.


Muito popular nos Estados Unidos, o smoothie ganhou uma versão repaginada que está fazendo a cabeça de blogueiros e defensores da alimentação saudável mundo afora. Chamada de smoothie bowl, a nova tendência gastronômica transformou a bebida geladinha em uma 'quase-sobremesa', nutritiva e servida em potinhos - no melhor estilo do açaí na tigela.

Cheio de cores e texturas, o smoothie bowl traz uma proposta diferente. Além da pasta cremosa, ele deve ser servido com uma variada porção de frutas picadas e um bom punhado de cereais e grãos naturais. O resultado é um prato de encher os olhos e perfeito para quem quer matar a vontade de um docinho sem escorregar na dieta. 

Afinal, os smoothies são bem menos calóricos que milkshakes e nem sorvetes por não conterem açúcares e gorduras em excesso. Indicado para um café da manhã equilibrado e fresco, o smoothie bowl pode funcionar como lanche da tarde e até como substituto do jantar. 

Smoothie bowl antes e depois do treino

Outra boa pedida é consumir o potinho antes ou depois dos exercícios físicos, pois ele é naturalmente energético e rico em fibras, vitaminas e sais minerais. Ou seja, está aí mais uma forma de se alimentar bem e de forma saudável sem abrir mão do sabor.

Para preparar seu próprio smoothie bowl, basta ter um liquidificador e ingredientes frescos. As combinações ficam por conta da criatividade. Mas para ficar mais fácil de fazer essa delícia em casa, separamos 6 receitas que vão agradar todos os paladares. Confira na galeria a seguir.

Copyright foto: iStock

Smoothie bowl matcha-colada

Smoothie bowl matcha-colada , da chef e blogueira Serena.


Criado pela chef e blogueira americana Serena Wolf, autora da página Domesticate-Me, o smoothie bowl matcha-colada é feito com o famoso chá matcha e leva hortaliças em sua composição. Se quiser deixar a mistura mais doce, opte por adoçantes naturais, como mel, agave ou açúcar de coco. Veja a receita abaixo:

Ingredientes (rende 1 tigela grande)

Creme
1 ½ xícara de abacaxi picado e congelado
1 banana nanica madura congelada
1 xícara de hortaliça crua de sua escolha (espinafre, couve, agrião, rúcula)
½ xícara de leite de coco sem açúcar
2 xícaras de matcha em pó
Suco de 1 limão (opcional)

Cobertura
1 banana fatiada em rodelas
1 punhado de coco tostado em lascas
1 punhado de goji berry
1 punhado de amêndoas laminadas
1 punhado de sementes de cânhamo
1 punhado de nibs de cacau

Modo de fazer

Coloque todos os ingredientes do creme no liquidificador e bata bem até que fique um creme liso e homogêneo. O processo pode levar algum tempo, porque este smoothie é bastante espesso. Talvez seja necessário parar de bater por algumas vezes e misturar os ingredientes com uma espátula. Por isso, tenha paciência. 

Disponha o creme em uma tigela funda e cubra com as coberturas de sua escolha.
 
Copyright foto: Serena / Domesticate-Me

Smoothie bowl vegano crocante de frutas vermelhas

Smoothie bowl vegano crocante de frutas vermelhas.


Mais uma criação da chef americana Serena Wolf, do blog Domesticate-Me. O smoothie bowl vegano de frutas vermelhas é feito com leite de amêndoas e também leva uma boa porção de hortaliças em sua composição. Para facilitar o preparo, prefira usar todas as frutas congeladas no creme, pois o gelo pode deixar a mistura aguada, se usado em excesso. Veja a receita abaixo:

Ingredientes (rende 1 tigela grande)

Creme
1 xícara de couve ou espinafre picado
1 colher (sopa) de semente de chia
1 xícara de leite de amêndoa sem açúcar (ou outro leite vegetal de sua escolha)
1 ½ xícara de frutas vermelhas congeladas
½ banana nanica congelada (se usar a fruta em temperatura ambiente, acrescente gelo na mistura)
1 a 2 colheres (chá) de xarope de agave

Cobertura
½ banana nanica fatiada em rodelas
¼ de xícara de mirtilos
2 a 3 morangos fatiados
1 colher (chá) de semente de chia
2 colheres (sopa) de amêndoas trituradas
2 colheres (sopa) de coco ralado sem açúcar (cru ou tostado)
¼ de xícara de granola de sua preferência

Modo de fazer

Em um liquidificador, coloque a couve ou o espinafre, as sementes de chia e o leite vegetal. Bata até ficar uma mistura homogênea. Isso vai garantir que não fique nenhum pedaço grande de verdura em seu smoothie.

Adicione então as frutas vermelhas, a banana e o xarope de agave. Bata bem, misturando de vez em quando as sobrinhas de ingredientes na lateral da jarra com uma espátula. 

Quando estiver no ponto desejado, despeje o creme em uma tigela funda e acrescente as coberturas de sua escolha. Sirva imediatamente.

Copyright foto: Serena / Domesticate-Me

Smoothie bowl de pêra e frutas vermelhas

Pouco calórico: veja como fazer o smoothie bowl de pera e frutas vermelhas, de Amy Lipsitz.


O tom roxo vibrante deste smoothie bowl, criado pela blogueira Amy Lipsitz, do Sobremesa Blog, é um verdadeiro colírio para os olhos. Entusiasta da alimentação saudável, a autora criou esta versão simples e deliciosa que leva ingredientes pouco calóricos e muito nutritivos. Veja a receita abaixo:

Ingredientes (rende 1 tigela grande)

1 xícara de pera fatiada e congelada
½ xícara de frutas vermelhas congeladas
¾ de xícara de leite de amêndoa (reserve mais ¼ de leite para ser usado caso o smoothie fica muito espesso)
2 colheres (sopa) de xarope de bordo

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador até que vire um creme liso e homogêneo. Se ficar muito espesso, acrescente aquele ¼ de leite de amêndoa reservado.

Despeje o creme em uma tigela funda e sirva com as coberturas de sua preferência. 

Copyrigh foto: Amy Lipsitz / Sobremesa Blog

Smoothie bowl de manga e romã

Para refrescar o paladar: Smoothie bowl de manga e romã.


Neste smoothie bowl de Amy Lipsitz, do Sobremesa Blog, a cor alaranjada se dá na mistura do amarelinho da manga com o avermelhado intenso da romã. Claro que a sugestão de cobertura para esta linda criação fica por conta das sementes de romã, que proporcionam textura e um toque de azedinho ao conjunto. De dar água na boca! Veja a receita abaixo:

Ingredientes (rende 1 tigela grande)

1 xícara de manga em pedaços congelada
¾ de xícara de suco de romã (ou ½ xícara de suco + ¼ de xícara de água para uma mistura mais doce e menos ácida)
2 colheres (sopa) de mel

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador até que vire um creme liso e homogêneo. Despeje o creme em uma tigela funda e sirva com as coberturas de sua preferência. A dica é usar as sementes da romã, um punhado de granola sem açúcar e um pouco de semente de chia.

Copyrigh foto: Amy Lipsitz / Sobremesa Blog

Smoothie bowl maravilhosamente verde

O smoothie bowl maravilhosamente verde do blog VeguKate.


O nome sugestivo dado pela blogueira Kate, do site VeguKate, descreve bem este smoothie bowl verdinho, verdinho. A cor intensa do creme vem da mistura de abacate, espinafre e hortelã, ingredientes que relevam ainda uma combinação inusitada de sabores. Boa opção para veganos. Veja a receita abaixo:

Ingredientes (rende 1 tigela grande)

2 bananas nanicas maduras, fatiadas e congeladas por pelo menos 5 horas
1 manga tommy ou haden em pedaços
Folhas de hortelã fresca a gosto
½ xícara de leite de amêndoa sem açúcar
½ avocado
1 punhado bem cheio de espinafre cru
1 colher (sopa) de sementes de chia

Modo de fazer

Coloque todos os ingredientes em um liquidificados e bata até que vire um creme liso e homogêneo. Adicione mais leite vegetal se quiser um creme menos espesso.

Despeje o creme em uma tigela funda e disponha a cobertura de sua escolha, como frutas fatiadas (banana, manga, kiwi), coco ralado sem açúcar, sementes de chia, sementes de cânhamo, nozes ou qualquer outra coisa gostosa.

Copyright foto: VeguKate

Smoothie bowl de açaí

Gosta de açaí? Então prove este smoothie bowl feito com a frutinha brasileira.


Aí está uma versão revisitada do nosso tradiconal açaí na tigela. Aproveitando todos os benefícios da frutinha brasileira, a blogueira Kate, do site VeguKate, criou esta belezinha de smoothie bowl feito com banana, frutas vermelhas e, claro, polpa de açaí. Perfeito para dar uma revigorada nas energias do dia a dia. Veja a receita abaixo:

Ingredientes (rende 1 tigela grande)

2 bananas nanicas fatiadas e congeladas
1 xícara de frutas vermelhas congeladas
100 g de polpa de açaí congelada
1 punhado de espinafre cru
½ xícara de leite de amêndoa sem açúcar (use mais leite para um creme menos espesso)

Modo de fazer

Junte todos os ingredientes em um liquidificador e bata em alta velocidade até que o smoothie fique espesso e cremoso. 

Despeje o creme em uma tigela funda e acrescente as coberturas de sua escolha. Sugestões: frutas vermelhas in natura, banana, manga, mamão, pera, avocado, coco ralado sem açúcar, sementes de cânhamo, sementes de chia, grãos de pólen, nozes, nibs de cacau, goji berries, granola, manteiga vegetal ou frutas secas.

Copyright foto: VeguKate
Este documento, intitulado 'Smoothie bowl: a nova mania saudável que cabe em um potinho', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.