1
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Chia reduz gordura abdominal e ajuda a controlar a fome

A semente, além de fonte de fibras, contém cálcio e magnésio, nutrientes importantes na redução da gordura abdominal

Conheça os benefícios da chia para a saúde.


Ela é pequenininha e pode até passar despercebida em algumas receitas, mas seus benefícios nem de longe podem ser comparados ao seu tamanho. A chia é uma semente rica em proteína, fibras e micronutrientes importantes e se tornou um verdadeiro coringa na cozinha.

Segundo Patrícia Bertoni, nutricionista da clínica de estética Onodera (Niterói), estudos recentes já comprovaram o seu poder na diminuição de colesterol e triglicerídeos, na redução da gordura visceral e também dos casos de tumores e doenças cardiovasculares. Outras pesquisas também demonstram que a chia pode diminuir a pressão arterial, melhorar quadro de ansiedade e de humor, reduzir o peso e até colaborar no controle dos sintomas da menopausa. 

Composição

De acordo com a nutricionista, a semente de chia é composta em 20% de proteína, excelente para dietas de controle de peso e glicemia. Outros 40% dessa semente são fibras que promovem saciedade e controlam a fome. A chia também é uma boa fonte de cálcio e magnésio, nutrientes importantes na diminuição da gordura abdominal.

Assim como o peixe e as oleaginosas, a chia é fonte também de ômega 3, que tem seus benefícios já amplamente estudados e comprovados. São eles: melhora do humor e da ansiedade, ação anti-inflamatória, prevenção de doenças como câncer, entre outros. 


Chia emagrece?

Segundo a nutricionista, por ser fonte de fibras, a chia reduz a fome, além de garantir um bom aporte proteico e de micronutrientes importantes no processo de emagrecimento. A quantidade de consumo recomendada é de 1 colher de sopa ao dia.

A chia pode ser consumida como grão in natura ou como farinha, que pode ser usada em diversos preparos como bolos, tortas e pães. Para aqueles que não gostam de cozinhar, é possível incluir semente no cardápio facilmente, basta acrescentá-la em saladas se frutas, tapioca, iogurte e sucos. 

Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Chia reduz gordura abdominal e ajuda a controlar a fome', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.