0
Obrigado

Ex-participante revela cinco técnicas do MasterChef para fazer em casa

Sexto eliminado na terceira temporada, o português Nuno Codeço ensina alguns segredinhos da cozinha do programa para o preparo de diversos pratos em casa

O português Nuno Codeço foi o sexto eliminado da terceira temporada do MasterChef Brasil.


Detalhes na cozinha podem fazer toda a diferença em uma disputa tão acirrada quanto a do MasterChef Brasil. Porém, técnicas básicas bem executadas é o que garante o preparo de um prato delicioso. Pensando nisso, o português Nuno Codeço, que competiu na atual edição do programa, compartilhou cinco técnicas essenciais do reality culinário para se fazer em casa. 

Aos 37 anos, o diretor financeiro foi o sexto eliminado da terceira temporada, após uma prova em que os competidores tiveram de elaborar pratos usando a carne de coelho. Apesar da saída precoce, Nuno chegou a ser um dos participantes mais queridos pelo público e afirmou que seu excesso de confiança o atrapalhou na prova de eliminação. 

Cada vez mais próxima do final, a terceira temporada do MasterChef Brasil segue nesta terça-feira (19) com a participação de Bruna Chaves, Fábio Nunes, Lee Fu Kuang, Leonardo Young, Luriana Toledo, Paula Salles e Raquel Novais. Lembrando que o programa continua a ser exibido apenas uma vez por semana e deve ser encerrado no dia 23 de agosto, data em que será revelado o grande vencedor. Alguma aposta? Abaixo, confira as dicas do cozinheiro para não errar na cozinha:

Cozinhar grãos

Quando for cozinhar grãos, adicione o sal somente após o cozimento. Se você colocar antes, ele demorará mais tempo para amaciar, porque o sal endurece a casca, impedindo que elas se tornem macias.

Ovo frito

O tempero do ovo frito não deve ser colocado em cima do ovo e, sim, na frigideira. Só depois de colocar o sal e pimenta na frigideira é que você deve colocar o ovo por cima.

Peixe

Peixe cozido no vapor pode ficar insosso. Para dar mais sabor, marine o peixe antes de cozinhá-lo. Azeite, suco de limão, vinho branco e molho de soja combinam bem com pescados. Depois, na hora de preparar, coloque o peixe em uma cesta furada sobre uma espessa camada de ramas de erva doce e galhos de tomilho ou endro. 
 

Chantilly 

Para utilizar o chantilly em bolos, não basta batê-lo e colocar açúcar e algum aromatizante. Ele tem de ser mais resistente. Para isso, nós colocamos gelatina incolor. Esta técnica estabiliza o chantilly.

Carne

Para se atingir o ponto correto de carnes, a frigideira usada deve ser antiaderente e precisa ser bem aquecida antes de se colocar partes iguais de azeite e manteiga - suficientes para untar o fundo. 

Quando estiver bem quente, coloque a carne e não mexa nela para o calor fazer a sua parte. O tempo que deve ficar de cada lado depende da espessura da panela e do fogo. Mas um bom sinal é, na hora de virar, que ela tenha um tom de marrom na face voltada para baixo e o surgimento de gotas de sangue na superfície.

Para constatar o ponto da carne, pressione-a levemente e compare sua consistência com a da "almofadinha" da mão. Encoste as pontas do polegar e indicador e, com a outra mão, pressione a área gordinha. Se a resistência da carne for semelhante, ela está mal passada. Se a consistência for mais parecida com a união dos dedos polegar e médio, está ao ponto. E se estiver bem durinha, como quando juntamos polegar e anular, está bem passada.

Se achar que a crosta já está passando do ponto, mas a carne ainda não está no ponto ideal, finalize a carne no forno a 200°C por 10 minutos - o tempo varia conforme a espessura da carne. Se verificar que ainda não está no ponto, deixe mais alguns minutos e vá controlando até atingir o cozimento desejado.


Copyright foto: Carlos Reinis/Band
Este documento, intitulado 'Ex-participante revela cinco técnicas do MasterChef para fazer em casa', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.