0
Obrigado

Despedida de solteira: saiba como organizar

Se antes eram só os homens que se divertiam com os amigos na véspera do casamento, hoje as mulheres aproveitam para curtir ao máximo seus últimos momentos de solteirice.

Limusine com bebidas para esquentar a despedida de solteira.


Mais que um ritual de passagem, a despedida de solteira se tornou um momento especial em que a noiva compartilha toda a sua felicidade com as amigas e familiares mais próximas. Assim como o tradicional chá de cozinha, esta celebração ganhou novas versões nos últimos anos – o que significa que as noivas estão investindo cada vez mais na festa de “adeus” à vida de solteira. 

Se antes eram só os homens que faziam festas memoráveis para marcar essa fase da vida, hoje as mulheres também fazem questão de aproveitar cada instante antes do casamento. As comemorações variam do chá bar e chá de lingerie até despedidas em baladas que duram até o sol nascer. “Nessa última, o que tem feito muito sucesso é o passeio de limusine até a casa noturna escolhida”, conta Carolina de Castro Jozimba, da Lanistis Assessoria de Eventos.  

Como organizar?

Antes de escolher a balada ou lugar para fazer a despedida de solteira, as amigas da noiva precisam levar em conta seu gosto pessoal e personalidade. Afinal, não dá para organizar uma festa deste tipo sem considerar as preferências da estrela da noite. Se a noiva tiver um estilo mais alegre e despojado, casas noturnas e eventos com gogo boys são os mais indicados; se ela for tímida, um jantar mais discreto ou uma festa mais tranquila. 

Dependendo do lugar escolhido, é preciso investir em comes, bebes e também na decoração. Se for um encontro pequeno, mais intimista, pode ser em casa, se houver espaço para isso. Para eventos um pouco maiores, o salão de festas e buffets são os mais indicados. As próprias amigas da noiva podem dividir os gastos e contribuir com uma despedida de solteira aconchegante e inesquecível. “É sempre bacana uma festa decorada e isso não necessariamente imputa em gastar horrores, existem várias lojas em centros comerciais com opções lindas e em conta. Os comes e bebes podem ser coisas simples como tortinhas e sucos”, revela Carolina. 

No caso da festa em baladas, o ideal é entrar em contato com o local desejado com certa antecedência, para verificar se existem regras, pacotes especiais para despedida de solteira, nome na lista e até desconto em bebidas. “Se a noiva estiver no pique vale muito pena e, por isso, a escolha da balada é importantíssima. Busque por locais não tão cheios, com músicas que sejam do agrado da noiva ou que representem a história dela”, completa a assessora de eventos.  

Na hora do convite, as amigas ou a própria noiva precisam ficar atentas: é muito deselegante chamar alguém para a despedida de solteira e não convidar a mesma pessoa para o casamento. E se a própria noiva ficar responsável pela organização do evento, não pode esquecer das finanças: é sempre bom ter em mente que, quanto mais próximo do casamento, os gastos são maiores. Por isso, despesas extras e desnecessárias podem desorganizar todo o planejamento financeiro realizado para o enlace. 

 
Despedidas mais picantes

Para noivas mais ousadas, a contratação de profissionais da sedução ou festas em strip clubs estão entre as despedidas de solteira mais procuradas. Karina Finisguerra, da Santa Sedução, explica que de acordo com o perfil da noiva, é possível realizar inúmeras fantasias – inclusive com strip-tease masculino. 

“Dependendo do orçamento escolhido, a empresa pode levar para o encontro um gogo boy, que entra fantasiado (de bombeiro ou policial, por exemplo), faz um dança sensual, realiza um strip-tease (ficando de sunga no final) e até interagindo de maneira leve e divertida com as convidadas, se a noiva desejar”, explica. 

Novidades no chá de lingerie, por exemplo, trazem apresentações realizadas por profissionais especializadas, que dão diversas dicas de sedução e até mostram brinquedos eróticos de última geração. Tudo isso para proporcionar uma diversão diferente entre as amigas, ajudando a noiva também a apimentar o casamento. 

Karina conta, ainda, que hoje existem casas somente para mulheres realizarem eventos deste tipo, como o Clube das Mulheres. Neste caso, é preciso tomar cuidado na escolha das convidadas, já que existem meninas e familiares mais velhas que não se sentem à vontade com esse tipo de brincadeira. “Um ponto importante é fazer um encontro só com meninas, para quem todas se soltem e possam relaxar com as brincadeiras propostas”, completa. 

Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Despedida de solteira: saiba como organizar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.