Frizz: aprenda a domar os fios arrepiados
Não importa o que você faça, estes fiozinhos indesejados continuam a aparecer? Saiba como cuidar dos fios e eliminar de vez o frisado dos cabelos
Quem não conhece ou nunca sofreu com aqueles fios rebeldes que bagunçam o penteado e deixam as madeixas com aspecto maltratado? Não adianta fugir: o frizz atinge todos os tipos de cabelos e não tem hora nem lugar para aparecer. Estes fios arrepiados surgem por causa da eletricidade estática e, principalmente, pela falta de hidratação, que causa o ressecamento da fibra capilar.
E, mesmo sem querer, muitas ajudam no aumento do frizz, seja usando a chapinha com frequência ou realizando tratamentos químicos regularmente. A expert Lucia Santana, do Instituto Beleza Natural, explica que os cabelos precisam de cuidados específicos o ano inteiro já que as mudanças de temperatura podem ajudar no surgimento do tão temido frisado. “O clima mais seco e com pouca umidade favorece a desidratação dos fios e, consequentemente, o frizz nos cabelos”, acrescenta.
Hidratação já!
Os cabelos secos e quebradiços sofrem ainda mais com esses fiozinhos que sobem e ficam à mostra. Lavar as madeixas em água quente só piora a situação, e isso vale para todos os tipos de cabelos, já que as temperaturas altas tiram a umidade natural dos fios, deixando-os ainda mais ressecados.
No mercado, existe uma infinidade de produtos que prometem acabar com o frizz e são poderosos aliados para controlar de vez estes fios indesejados. Mas a hidratação periódica é o principal segredo para um cabelo bonito e saudável. Faça chuva ou cada sol, as madeixas necessitam de nutrientes e, com este processo, é possível domar o frizz.
“A hidratação devolve a umidade natural para os fios, o que deixa o cabelo mais alinhado. O ideal é fazer hidratação toda semana. Fazer umectação com óleos vegetais também ajuda muito”, acredita o cabeleireiro Beto Paschoal, do Jacques Janine Sul.
Como acabar com o frizz?
Confira as dicas práticas dos especialistas para eliminar de vez o frizz e manter um cabelo bonito e com aspecto tratado por muito mais tempo:
• Use pente de madeira com dentes largos: ele tira a eletrostática dos fios e evita o frizz;
• Ao usar o secador, dê um jato de ar frio que é eficaz para baixar aqueles fios arrepiados;
• Abuse do leave-in para controlar os fios mais rebeldes;
• Não durma com o cabelo molhado e nem prenda os fios úmidos;
• Lave o cabelo com água morna e dê um jato de água fria antes de sair do banho;
• Durma com uma fronha de cetim ou seda, já que o cabelo desliza nesses tecidos, reduzindo o atrito e, por consequência, o frizz.
Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Frizz: aprenda a domar os fios arrepiados', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.