Conheça técnicas simples para relaxar no dia a dia

Pequenos exercícios ou atitudes podem ajudar a relaxar a mente e o corpo a qualquer momento e em todo lugar

É possível relaxar no dia a dia e em qualquer lugar, usando técnicas simples.


No dia a dia, não é difícil se deparar com situações de estresse. Em um mundo cada vez mais veloz, a paz interior necessária para relaxar profundamente parece uma utopia. O senso comum reforça essa ideia ao associar momentos de calma unicamente a meditação, exercícios físicos, contato com a natureza ou repouso.
 
Mas estudos comprovam que existem técnicas para relaxar voltadas muito mais para o controle da mente do que necessariamente à situação ideal externa. Eckhart Tolle, em seu livro O Poder do Agora (Editora Sextante), defende que o silêncio mental seria a chave para relaxar de verdade.
 

Pensamentos que falam

Segundo Tolle, as pessoas não se dão conta que a mente funciona como se houvesse, dentro de nosso cérebro, uma pessoa muito tagarela. Essa voz mental incessante é fruto dos pensamentos ininterruptos. Esse excesso de informações, misturado com as próprias crenças e valores de cada indivíduo, é uma fonte de ansiedade.
 
O grande segredo do relaxamento seria, então, tentar controlar os pensamentos e fazer o que os especialistas chamam de 'calar a mente'. Na prática, é possível chegar a esse silêncio interior com  algumas técnicas simples. Através da pausa nos pensamentos, o corpo e a mente conseguem relaxar, deixando as pessoas menos suscetíveis ao estresse.
 

Relaxar: modo prático

Veja a seguir algumas técnicas simples, mas eficazes, para aplicar o controle mental e conseguir relaxar a qualquer momento do dia.
 
  • Rotação da cabeça. Girar a cabeça em torno do pescoço, ora para a esquerda, ora para a direita, em rotações de 360 graus, alivia tensões e desliga a mente. Isso acontece porque, embora não pareça, este pequeno movimento exige um controle muito grande. A cabeça é a parte mais pesada do corpo. Caso não haja concentração e foco no movimento, corre-se o risco de machucar os músculos da região. Experimente;
  •  Respiração. Sincronizar contagem com ritmo respiratório faz com que não se pense em mais nada. Para relaxar em momentos de tensão, quando a  respiração está ofegante, utilize a seguinte técnica: respire profundamente, contando até quatro. Prenda a respiração e conte até quatro novamente. Solte a respiração contando até quatro e a prenda de novo, ainda contando até quatro. Faça isso repetidas vezes, em qualquer lugar, evitando apenas a hiperventilação; 
  • Concentre-se na atividadeDurante pelo menos cinco minutos, pense apenas naquilo que está fazendo naquele momento. Caso esteja dirigindo, pense  ‘agora estou passando a marcha, meu pé pisou na embreagem, olhei pelo retrovisor etc’. Caso esteja caminhando, conte os passos e se olhar para algum lugar, deixe apenas a mente reconhecer o lugar. Por exemplo, viu uma farmácia? Exercite para que o registro mental seja apenas ‘farmácia ‘ e não pensamentos do tipo ‘preciso comprar o remédio’...e por aí vai. Quem consegue fazer este exercício ao menos uma vez  por dia terá mais facilidade em relaxar;
  • Aprecie ao redor. Em qualquer lugar por onde passamos há sempre algo para ser visto. Sejam pessoas ou paisagens, permita-se fixar o olhar em algo, apreciando-o em detalhes. Está em um ônibus que parou em frente ao mar? Concentre-se no movimento das ondas. Não tem mar? Olhe para o céu e pense somente no azul. Está chovendo? Observe o pingo das chuvas. Tem alguém varrendo a  rua? Olhe o movimento deste trabalho. Relaxar observando a vida ao redor é um ótimo exercício para acalmar a mente.
 
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