17
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Nomes japoneses masculinos são tendência no registro de bebês brasileiros

Os nomes japoneses de meninos agradam aos pais por serem curtos e originais

Nomes japoneses masculinos são curtos e originais.


Nomes de bebês costumam seguir tendência, mas muitos pais preferem fugir do lugar-comum. Na contramão dos nomes de meninos mais populares do Brasil, muitas crianças têm sido registradas com nomes japoneses masculinos.
 
Os grandes apelos para se batizar os pequenos com nomes orientais são a originalidade e a grafia mais curta. De fato, os nomes nipônicos costumam ter de 3 a 6 letras em média. Foi por essa razão que a funcionária pública Karla Machado  escolheu Kenzo para seu primeiro filho. “Eu queria um nome curto, que começasse com a letra K e fosse universal", conta Karla.
 
Além de ter uma sonoridade semelhante a outro nome de menino muito comum no Brasil, Enzo, este nome japonês masculino significa ‘forte e saudável’. Sem esquecer do fato de ser associado ao famoso estilista japonês, que empresta seu nome à marca de roupas, perfumes e maquiagem Kenzo.
 

Inspiração para nomes japoneses masculinos

Segundo os pais, uma das grandes vantagens dos nomes próprios japoneses é o fato de não serem suscetíveis a apelidos. Um menino chamado Ren, nome muito comum no Japão que significa lírio d’água, dificilmente terá seu nome, que já é pequeno, ainda mais encurtado.
 
Outra característica marcante na hora de escolher um nome japonês é a inspiração em personagens importantes ou celebridades. Akira, nome do conceituado cineasta Akira Kurosawa, significa talentoso e atualmente é um dos nomes japoneses de meninos mais comuns no Brasil.
 
Também Hiroshi é um nome muito em voga para registrar brasileirinhos recém-nascidos. O significado é ‘próspero’ e, não por acaso, é também o nome do fundador da empresa japonesa Nintendo, Hiroshi Yamauchi, um dos homens mais ricos do Japão.


Veja 10 nomes japoneses e seus significados *

Os nomes próprios no Japão são escritos com ideogramas, chamados de kanji. É possível que diferentes kanji sejam pronunciados da mesma maneira, mas cada um deles possui um significado distinto. É por essa razão que um mesmo nome, em função dos ideogramas que o compõe, pode ter mais de uma definição. Como, no caso de bebês brasileiros, esses nomes serão escritos com as letras do alfabeto ocidental, listamos todos os possíveis significados dos nomes japoneses masculinos mais populares no Brasil.
 
  • Yuki. Um nome também usado para meninas e que significa felicidade ou neve;
  • Akira. Seu significado é brilhante ou talentoso e iluminado.
  • Yudi. Este nome representa coragem, grandeza e gentileza
  • Ken. Seus significados são belo, nascido do fogo, saudável e forte;
  • Hideki. Significa  árvore soberana, árvore maravilhosa ou simplesmente árvore;
  • Hiroshi. Significa generoso, tolerante ou próspero;
  • Takashi. Significa nobre aspiração;
  • Ren. Tem apenas um significado: lírio d'água;.
  • Takeshi.  Quer dizer feroz, guerreiro ou bambuzal;
  • Haruki. Nome de origem japonesa que significa primavera e árvore.
 
*Fonte: Dicionário de Nomes Próprios
 
Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Nomes japoneses masculinos são tendência no registro de bebês brasileiros', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo