0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Spike Lee anuncia boicote ao Oscar por ausência de indicados negros

Jada Pinkett Smith, mulher de Will Smith, também declarou que não participará da cerimônia e que repudia a falta de diversidade entre indicados

Cineasta repudia ausência de atores negros no Oscar 2016.


O roteirista e produtor Spike Lee, ícone do cinema afro-americano, declarou que não participará do Oscar 2016 por causa da falta de diversidade entre os indicados.

Lee fez o anúncio em sua conta no Instagram: "Minha esposa e eu não iremos comparecer à cerimônia em fevereiro. Não podemos apoiar e não queremos desrespeitar nossos amigos. Mas, como é possível que pelo segundo ano consecutivo todos os 20 competidores na categoria de ator/atriz são brancos? E não vamos esquecer das ramificações. 40 atores em 2 anos e nenhum negro. Nós não sabemos atuar? Não é coincidência que eu estou escrevendo enquanto celebramos o aniversário de Dr. Martin Luther King Jr. Ele disse que 'Vai chegar um tempo em que teremos que tomar uma posição que não seja segura, política ou popularmente, mas devemos ter consciência porque será o certo' (...)."

Desde a semana passada a hashtag #OscarAindaMuitoBranco se destacou nas redes sociais após a Academia revelar os 20 candidatos nas categorias de atuação, sendo nenhum deles negro pelo segundo ano seguido.

Ainda de acordo com o cineasta, a "batalha real" está nos "escritórios executivos dos estúdios de Hollywood, nas TVs e nas redes de televisão a cabo. É mais fácil para um afro-americano ser presidente dos EUA do que presidente de um estúdio de Hollywood", escreveu.

A posição do diretor, que recebeu um Oscar honorário em novembro do ano passado por sua carreira, foi seguida por Jada Pinkett Smith, mulher de Will Smith. Ela também declarou que não irá a cerimônia do Oscar e que repudia a falta de diversidade entre indicados para a premiação. 

Copyright foto: Byron Purvis/AdMedia/SIPA

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Spike Lee anuncia boicote ao Oscar por ausência de indicados negros', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.