0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Ceia de Natal: conselhos de um chef para um momento inesquecível

Veja quais são as dicas do Chef Jorge Costa para elaborar um delicioso cardápio para a sua Ceia de Natal

Você pode optar por uma Ceia de Natal mais clássica ou sofisticada.


A escolha do que será servido na Ceia de Natal sempre gera muitas dúvidas, principalmente por estar em jogo a satisfação de todos em um momento especial de confraternização e partilha. E ninguém quer errar ao optar por um cardápio que não agrade e, principalmente, que não haja harmonia entre o que será servido.

O Chef Jorge Costa destaca que o Natal nos remete à fartura. “É o momento de reunir a família, por isso devemos ter uma mesa farta, mesmo antes do jantar. Geralmente essa mesa precisa conter vários componentes que farão com que todos fiquem satisfeitos”, explica. 

Aperitivos

Algo que também faz muito sucesso, de acordo com o chef, é servir canapés antes da ceia. “Entre as opções estão o de salmão, de presunto de Parma, camarão com chuntney ou com frutas secas como as nozes, champignon, também são muito bons”.

Chef Jorge Costa.

Antepastos também podem agradar bem aos convidados, acompanhando pãezinhos, legumes mediterrâneos, cuscuz, tomate confitado, entre outros. E os frios que também podem ser servi
dos, como queijos variados (brie, emmental, camembert), embutidos como o presunto de Parma, etc. “Tudo isso vai bem, fica colorido, bonito”, afirma Jorge Costa.

Três opções de cardápio para a Ceia de Natal

Já em relação à Ceia propriamente dita o Chef faz questão de destacar que existem as opções mais clássicas e as mais sofisticadas e que a decisão vai depender tanto do gosto quanto do bolso de cada um. 

Se a ideia é algo mais clássico, Jorge Costa dá a dica de cardápio: “Um Arroz Natalino mais simples (como amêndoas e manteiga), acompanhado de uma farofa com bacon e damascos. Isso vai muito bem com um Chester assado e regado ao molho de laranja – molho cítrico, além de uma salada de mix de folhas com tomate sweet grape, azeitonas pretas, alcaparras e lascas de parmesão. Para a sobremesa, uma Panacota de abacaxi com coco fecha bem a noite”. 

No caso de optar por algo mais sofisticado, você pode servir um peru assado regado ao molho de vinho, juntamente com um cuscuz marroquino com frutas secas. A dica para a sobremesa é o Cheesecake de frutas vermelhas”, indica.

Se a ideia é impressionar e fugir definitivamente do tradicional, Jorge costa dá outra opção: “Pense em um filet ao molho de cogumelos frescos, acompanhado de Batatas Dauphinoise gratinadas. Para a sobremesa, a dica é servir um Tiramisu de limão siciliano”.

E o Chef lembra do cuidado para não exagerar. “Não tem segredo: prepare uma mesa de entrada colorida e farta, para as pessoas comerem enquanto conversam, e um jantar não com muitas opções, mas que ofereça alternativas clássicas ou sofisticadas sempre com harmonia e muito sabor”, conclui.
 
Copyright fotos: iStock e Arquivo Pessoal

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Ceia de Natal: conselhos de um chef para um momento inesquecível', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo