Pós-Carnaval: veja os blocos do Rio que desfilam depois da folia
No Rio de Janeiro, Carnaval vai até o domingo após o fim oficial da festa. Fique de olho na agenda e prolongue a folia
Para pular o Carnaval do Rio de Janeiro é preciso ter disposição. A festa começa antes do início oficial, dia 5 de fevereiro de 2016, com diversos blocos que antecipam o Carnaval do Rio. Já durante a festa oficial, os mais populares blocos cariocas arrastam multidões da Zona norte à Zona Sul. E quem ainda tiver disposição, há também os blocos de rua que desfilam depois do Carnaval, em diversos pontos da Cidade Maravilhosa.
Para não cair de cansado e poder aproveitar o Carnaval antes, durante e depois, alimente-se bem, beba bastante água, durma pelo menos algumas horas e caia na folia. Afinal, nem tudo que é bom precisa acabar na quarta-feira. A agenda os blocos de Carnaval do Rio já está confirmada pela prefeitura da cidade.
Blocos do Rio que saem depois do Carnaval
10 de Fevereiro de 2016 (Quarta-feira de Cinzas)
Bloco das Mulheres Rodadas
O bloco começou como um protesto a um comercial de cerveja que denegria a imagem das mulheres no Carnaval. Teve adesão em massa e já está cotado para o rol dos mais animados blocos do pós-Carnaval no Rio. Com as bandas Damas de Ferro e Ataque Brasil, defende o antimachismo, o antirracismo e a anti-homofobia.
Local: Largo do Machado, Catete
Hora: 10h
Batuque das Meninas
Só meninas tocam e cantam neste bloco que conquistou adeptos. Geralmente os cariocas começam a Quarta-feira de Cinzas com no bloco Mulheres Rodadas e depois vão para o Batuque das Meninas.
Local: Largo do Machado, Catete
Hora: 17h
11 de Fevereiro de 2016 (Quinta-feira)
Voltar Pra Quê?
No Centro da Cidade, entre a Câmara dos Vereadores, o Teatro Municipal e o bar Amarelinho, o bloco atrai principalmente aqueles que já voltaram a trabalhar no Centro do Rio, mas estão ainda com o coração na folia e não quer voltar tão cedo para a casa.
Local: Rua Álvaro Alvim, Centro
Hora: 21h
12 de Fevereiro de 2016 (Sexta-feira)
Só Tamborins
No mais boêmio dos bairros cariocas, o bloco, como o próprio nome já diz, anima os foliões ainda dispostos só com a batida do tamborim.
Local: Travessa do Mosqueira, esquina com Rua Visconde de Maranguape. Lapa
Hora: 20h
Kizomba
O Bloco nasceu na escola de Samba Unidos de Vila Isabel e tem como idealizador ninguém menos que o célebre sambista Martinho da Vila, que sempre participa do desfile.
Local:Praça Barão de Drummond, Vila Isabel
Hora: 18h
13 de Fevereiro de 2016 (Sábado)
Mulheres de Chico
Com a releitura de músicas do Chico Buarque, tocadas e cantadas somente por mulheres, esse bloco faz qualquer um esquecer que o Carnaval já terminou (ao menos oficialmente). O palco é montado na Paria do Leme e os foliões espalham-se pela areia e mar para curtir a folia até o fim.
Local: Praia do Leme, Leme
Hora: 17h
Bafafá
Na outra ponta da orla carioca, o Bafafá também reúne foliões pela paria, só que de Ipanema. Toca frevos e marchinhas.
Local: Praia de Ipanema, em frente ao Posto 9, Ipanema
Hora: 16h
14 de Fevereiro de 2016 (Domingo)
Monobloco
Toca em versão de batucada diversos estilos musicais, do rock à MPB. Arrasta uma multidão pelas ruas do Centro do Rio e fecha o Carnaval carioca com chave de ouro.
Local: Rua Primeiro de Março, entre Rua Buenos Aires e Rua do Rosário.
Hora: 9h
Copyright foto: Reprodução / Facebook / Monobloco
Este documento, intitulado 'Pós-Carnaval: veja os blocos do Rio que desfilam depois da folia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.