0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Veja as dicas de como evitar excessos na alimentação durante as férias

Nutricionista orienta como é possível não usar as férias como desculpa para sair da dieta

É possível manter a dieta mesmo nas férias.


Momento para relaxar e deixar as preocupações de lado, as férias acabam sendo usadas como desculpa para o ganho de peso. Mas especialistas garantem ser possível manter a linha na alimentação durante o período de descanso.
 
Em primeiro lugar, para não prejudicar a dieta nas férias, é preciso comer com moderação. Caso esteja em viagem, não é preciso se privar totalmente de experimentar a comida típica. O ideal é “provar pratos diferentes da culinária local em pequenas quantidades e dar preferência a alguns alimentos. Não é preciso provar todos”, recomenda a nutricionista Rachel Faria.
 
É importante se permitir provar e não exagerar nas restrições, mas convém escolher as opções mais saudáveis. Mastigar bem nas refeições é outra dica preciosa para aumentar a saciedade e evitar repetir o prato.
 

Qualidade dos alimentos nas férias

O horário em que são feitas as refeições também influencia no impacto que os alimentos terão na digestão. “O ideal é que a ingestão de alimentos com maior teor de carboidrato e gordura seja durante o dia”, afirma a nutricionista.  Após as 19h, o corpo já não metaboliza tão bem as calorias e elas tendem a se acumular na forma de gordura no nosso corpo.
 
Existem alimentos de baixa caloria relativamente fáceis de se encontrar em hotéis, paradas de estrada e em viagens em geral. “Frutas, são fáceis de encontrar, têm baixa caloria, além de serem nutritivas. Sempre que possível, é bom comer frutas acompanhadas de grãos integrais para aumentar o tempo de saciedade”, explica a Rachel.
 
Outra dica é usar tapioca para substituir o pão. Na praia, consuma milho cozido, acompanhado de água de coco no lugar de refrigerantes. Nos cafés da manhã em restaurantes ou hotéis, deve-se dar preferência a pães integrais no lugar dos refinados. Sucos e picolés de frutas também são refrescantes e nutritivos.
 

Nas férias, não fique muito tempo sem comer

Além dos horários, é preciso ficar atento aos intervalos entre uma refeição e outra. Nas férias, a tendência é não se ter hora para nada. Mas pouca gente sabe que justamente esse espaço de tempo muito grande que se passa sem comer prejudica as funções metabólicas do corpo.
 
O organismo entende que há escassez de comida e tende a reter gordura como proteção. Para evitar ficar tanto tempo sem comer, deve-se levar sempre na bolsa lanches práticos, como: frutas desidratadas e as frutas in natura, como maçã e pera.
 
Mix de castanhas ou sementes como as de abóbora e de girassol também são convenientes. Os tubérculos desidratados também são excelentes. “Um bom exemplo é a mandioca chips. São alimentos que podem ficar guardados na bolsa e não estragam com facilidade”, ensina a nutricionista Rachel Farias. Mas não se deve exagerar na quantidade. Uma xícara é o suficiente.
 

Extrapolou nas férias?  É possível retomar a dieta

Mas e quando em um dos dias de férias acaba extrapolando na quantidade e qualidade de comida? O que fazer para não desistir de vez da dieta e nem do projeto de emagrecer durante as férias? É preciso pensar que  um dia não pode estragar o projeto de toda uma vida saudável.
 
“Se um dia extrapolou, no outro pode incluir alimentos que possuem poder desintoxicante, como couve, agrião, rúcula, coentro, gengibre. Estes vegetais podem ser usados em saladas e sucos por exemplo”, recomenda a especialista em nutrição..
 
Também é importante lembrar de ingerir sempre uma boa dose de água durante toda a viagem. Esse alimentos servem para que o organismo libere as toxinas ingeridas e esteja pronto para receber novos nutrientes. Um exercício físico como uma caminhada em algum ponto turístico da cidade visitada também ajuda muito no controle de peso.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Veja as dicas de como evitar excessos na alimentação durante as férias', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.