0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Amy Winehouse

Nome completo: Amy Jade Winehouse

Data de nascimento: 14/09/1983

Cidade: Londres

País: Inglaterra

Signo astrológico: Virgem

Amigos: Pete Doherty, Russell Brand, Mark Ronson








Nascida em 14 de setembro de 1983, em Londres, Amy Winehouse teve uma carreira curta, mas intensa. Falecida em 23 de julho de 2011, juntou-se ao panteão dos grandes artistas do rock que morreram aos 27 anos, como Jim Morrinson, Jimi Hendrix, Kurt Cobain e Janis Joplin.


Uma cantora incomum

Desde muito cedo, Amy Winehouse apaixonou-se pela música e mostrou que tinha um talento nato para os palcos. As aulas de canto começaram aos 8 anos de idade e, ainda na adolescência, começou a se apresentar em pequenas casas de jazz na capital inglesa. Aprendendo e fazendo experimentos musicais, ela passou a chamar a atenção de gravadoras e assinou seu primeiro contrato em 2001, com o selo Island/Universal. Dois anos depois, chegava às lojas seu primeiro álbum, Frank, com pinceladas de jazz e letras autorais. O disco agradou a crítica e serviu para preparar o público para o que viria logo em seguida.
 
Logo depois do lançamento de Frank, Amy já começou a se dedicar ao conteúdo de seu segundo disco. Nele, a cantora trabalhou diretamente com o o produtor Mark Ronson e da admiração artística mútua de ambos nasce Back to Black, em 2007, com um repertório cheio de soul. Com as faixas “Rehab” e “You Know I’m No Good”, Amy Winehouse lançou-se definitivamente como uma estrela internacional.

Uma vida que se esvai

Se o sucesso da cantora é incontestável, sua vida sentimental certamente não é um mar de rosas. Em 2005, ela iniciou um relacionamento intenso e muito conturbado com Blaker Fielder-Civil. Mesmo em meio a brigas e desentendimentos, o casal resolveu se casar em 2007, mas o alcoolismo e o abuso de drogas por parte dos dois acabou por arruinar a união. O divórcio veio em 2009. 

Os problemas pessoais de Amy logo passaram a estampar os tabloides ingleses. Deprimida e sofrendo de distúrbios alimentares, Amy Winehouse passou a ser tão reconhecida por seu talento quanto por seus excessos e brigas judiciais. Até as apresentações ao vivo da cantora acabaram afetados, muitas vezes por conta de seu estado de embriaguez.
 
Com a intervenção do pai, Amy chegou a entrar em programas de reabilitação para se recuperar de seus vícios. Mas, ao fim de três semanas de abstinência, ela teve uma recaída, dessa vez fatal. A cantora foi encontrada desmaiada em seu apartamento no dia 23 de julho de 2011. Relatórios médicos confirmaram a morte por intoxicação alcoólica.

Copyright foto: ABACAPRESS.COM

Veja também