1
Obrigado

10 comidas para não pedir no primeiro encontro

Para evitar constrangimentos ou aquela dor de barriga na hora H, confira a lista de pratos e alimentos que devem ser deixados de lado no jantar a dois

Feijoada, temaki e espaguete ao sugo? Veja 10 comidas para evitar no primeiro encontro.


O primeiro encontro é sempre um momento de grandes expectativas e nervosismo. Além da preocupação com a roupa e a maquiagem ideias para a ocasião, a escolha do local de encontro também deixa os pombinhos ansiosos para que tudo seja perfeito. 

Se for o caso de um jantar a dois, é preciso pensar bem sobre alguns pratos e alimentos que devem ser deixados de lado para evitar constrangimentos desnecessários, como aquela verdurinha no meio dos dentes ou gases repentinos na hora H. Ninguém merece, não é? Pois confira uma lista de 10 comidas que não devem entrar no cardápio do primeiro encontro – na dúvida, aposte em um bar aconchegante com bons drinks.

Espaguete ao sugo
Independente da cor da camisa ou do vestido, pratos com molho de tomate são um perigo evidente. O espaguete dificulta ainda mais a tentativa em evitar manchas na roupa por ser traiçoeiro na hora de ser enrolado no garfo. Ele escorrega, ele cai no prato, ele fica pendurado na boa e espirra molho de várias maneiras. Nunca, jamais “sugue” o macarrão como nos desenhos animados. Deixe a brincadeira para quando estiver em casa, sem ninguém por perto.

Frango à passarinho ou costela
Tudo que exije maestria no uso de talheres não parece ser uma boa ideia para um primeiro encontro. No caso da costela, é perigoso que, na hora de cortar a carne, o osso pule do seu prato. Deselegante! O mesmo vale para o frango à passarinho, que vem em pedaços pequenos e ainda mais difíceis de serem cortados. Os dois são o tipo de comida que você não pensaria duas vezes na hora de usar as mãos para devorar com gosto. Por isso, prefira algo mais fácil de ser cortado sem ter que sujar um dedo sequer.

Qualquer coisa com alho ou cebola
Quase dispensa descrição. Por mais deliciosa que a comida fique com um toque de allho ou cebola, melhor evitar esses condimentos em uma noite especial. Fora o mau hálito óbvio, eles podem causar alguns desconfortos imprevisíveis, como gases e azia. Ou seja, melhor certificar-se com o garçom se determinado prato leva esses ingredientes. Nunca se sabe.

Espiga de milho
Diferente das comidas com ossos, a espiga de milho precisa ser devorada com o auxílio das mãos. Até existem palitinhos feitos especialmente para isso, que se encaixam em cada extremidade da espiga, mas verdade seja dita: não é nada bonito ver alguém com uma espiga na boca. Sem contar os fiapos de milho que, invariavelmente, ficam no meio dos dentes e são bem chatinhos de tirar. Dica: se isso acontecer, vá ao banheiro para fazer a higiene da boca e nunca, jamais, use um palito de dente na mesa.

Comida apimentada
Algumas pessoas têm o hábito de acrescentar pimenta na comida e muitos vezes não sentem diferença se um determinado prato vier um pouco mais picante. Porém, se esse não é o seu caso, passe longe das opções ardidas disponíveis no cardápio. E mais: evite restaurantes de culinária mexicana ou indiana, pois muitos pratos costumam ser apimentados. Se a outra pessoa sugerir um desses lugares e você quiser arriscar, confira antes com o garçom os ingredientes dos pratos para não se arrepender depois.

Sorvete na casquinha
Mesmo se o objetivo do primeiro encontro for a sedução, deixe para fazer isso com uma boa conversa ou gestos sutis. Tomar um sorvete na casquinha pode gerar várias situações embaraçosas, a começar pelo fato de que é irresistível lamber ou chupar o sorvete quando ele ainda está no início. Mesmo se você tiver uma colherzinha, a tentação é grande e a língua pode escapar sem querer. Algumas maneiras particulares de tomar o sorvete podem deixar a outra pessoa constrangida ou muito excitada, nunca se sabe. Então, melhor pedir o sorvete no potinho, assim você também evita que ele derreta e escorra pelas suas mãos, fazendo uma baita meleca. 

Tabule ou pratos com bastante cheiro verde
Quem nunca teve medo de sair da mesa com aquele pontinho verde nos dentes? Pois bem, o tabule e outros pratos com ervas ou verduras bem picadinhas são um pesadelo para quem quer manter o sorriso limpinho após a refeição. Em último caso, tome um gole de água logo depois de comer, fazendo um LEVE bochecho na boca, e tente ir ao banheiro para dar uma checada o mais rápido possível. Até lá, dê uma disfarça com as mãos na frente da boca. Ou então, apenas evite esse tipo de comida.

Temaki
Comida japonesa é sempre uma boa pedida para o primeiro encontro, mesmo se você não souber usar os palitinhos perfeitamente, afinal os restaurantes hoje em dia já têm uma versão especial de hashis com essa finalidade. Porém, um simples cone pode atrapalhar tudo: o temaki. Quem adora essa delícia sabe que é preciso habilidade para comê-lo sem causar um verdadeiro desastre na mesa. Como outros itens desta lista, ele pode acabar desmontando inteiro na primeira mordida, espalhando arroz por todos os lados. Sem falar na alga que vira uma borracha depois de umidecida, o que dificulta ainda mais cada dentada no temaki. E o shoyu que escorre nos dedos? Melhor deixar para lá...

Feijoada
Saladas e pratos leves no primeiro encontro podem ser clichê, mas não é à toa que são a melhor pedida para a ocasião. Comidas pesadas, como a feijoada, podem causar uma bela indigestão ao final da refeição, dando a desagradável sensação de estufamento. Como geralmente os encontros acontecem no horário do jantar,  um simples prato de feijoada pode acabar com o resto da noite. Lembre-se que é possível comer essa delícia todas as quartas e sábados, em diversos restaurantes da cidade. Então, olhe novamente o cardápio e escolha outra coisa.

Hot dog ou hamburguer
Hoje em dia, hamburguerias e lanchonetes descoladas servem sanduíches cada vez mais elaborados e grandes. Porém, na hora de segurar e morder aquele hamburguer delicioso, você mal consegue encaixá-lo na boca e ele começa a se desmontar nas suas mãos, fora o molho que escorre pelos dedos e faz aquela grande sujeira. O mesmo vale para os hot dogs, que ainda têm aquele formato sugetivo que pode causar um certo constrangimento. Juntos, escolham um outro restaurante mais despojado e deixem os lanches para uma próxima vez, quando já se conhecerem melhor e poderão tirar sarro da situação.

Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado '10 comidas para não pedir no primeiro encontro', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.