3 meses de gestação: um mês cheio de emoções
O 3º mês é um mês intenso em termos de emoções: é o momento de fazer o primeiro ultrassom e ver o bebê pela primeira vez
Mudanças na mamãe no 3º mês de gestação
Chega o terceiro mês de gravidez, que corresponde à 9ª semana. Entretanto, ninguém reparou ainda que a futura mamãe está esperando um bebê… Isso deverá mudar nos próximos dias. A silhueta de grávida se desenha nesse mês, durante a 11ª e a 12ª semanas de gestação.
A aréola dos seios pode ganhar uma coloração mais acentuada e uma linha escura entre a púbis e o umbigo pode aparecer. No interior, o útero atinge o tamanho de uma toranja até o final do 3º mês, ou seja, na 13ª semana de gravidez.
A boa nova desse 3º mês é que a gestante tem cada vez menos enjoos e cansaços súbitos. Mas isso não é motivo para descuidar da alimentação. Tenha em mente que o objetivo não é se alimentar por dois, e sim alimentar-se com inteligência.
Assegure-se de que a ingestão de ferro é satisfatória, para tanto invista em fontes de vitamina C, como tomate, brócolis, melão ou laranja. Esses alimentos estimulam a absorção do ferro pelo organismo. Sem esquecer o leite e seus derivados (tais como iogurte e queijo), que são excelentes fontes de cálcio, importante tanto na gravidez quanto no período de amamentação.
O bebê no 3º mês de gestação
Nesse estágio, não se fala mais em embrião, mas em feto. O futuro bebê continua a crescer: em um mês ele passa de 5 a 50 gramas e de um tamanho de 40 mm a 11 cm. Seu esqueleto torna-se mais definido, seus órgãos funcionam, ele vira a cabeça, fecha os punhos e consegue separar os dedos dos pés. Mas é normal que a futura mamãe não consiga sentir esses movimentos.
Seu rosto toma forma: orelhas, olhos, nariz, boca, queixo se desenham. A cabeça arredonda-se, as pálpebras recobrem os olhos, os lábios se formam, abrem-se as narinas.
Sua identidade afirma-se: ele possui impressões digitais e seu sexo, em alguns casos, já pode ser identificado. O bebê já sente as mãos que acariciam a barriga da grávida e bebe o líquido amniótico, cujo gosto varia de acordo com a alimentação da mãe.
No 3º mês de gravidez, é hora de...
Anunciar que está grávida no trabalho
No início do terceiro mês, é hora de anunciar, mediante atestado médico, que está grávida ao seu empregador. O início do afastamento poderá ocorrer entre o 28° dia antes do parto e a ocorrência deste. A mulher tem direito a licença-maternidade de no mínimo 120 dias, ou máximo 6 meses.
Fazer a primeira ultrassonografia
É entre a 9ª e a 11ª semana que o primeiro encontro com o bebê acontece. Será possível ver a cabeça, o perfil, os membros, a barriga e os diferentes órgãos. É possível até mesmo escutar os batimentos do coração dele.
Convide o futuro papai para acompanhá-la ao exame, essa etapa lhe permite participar mais ativamente da experiência da gravidez. Com um pouco de sorte, o ultrassom mostrará se vocês estão esperando um menino ou uma menina. Mas geralmente é preciso esperar até o segundo ultrassom para confirmar o sexo.
Durante esse exame o comprimento craniocaudal do bebê (distância entre o topo da cabeça e a extremidade do bumbum) será medido para o cálculo mais preciso do dia do início da gravidez. É também o momento de checar a translucência nucal (ou espessura da nuca). O médico também irá pedir um exame de sangue para avaliar a se o bebê pode ou não ser portador da trissomia 21.
No caso de uma gravidez de risco, outros exames deverão ser feitos. Se a nuca tiver mais de 3 mm, os médicos talvez recomendem uma amniocentese (ou análise de cromossomos), único exame capaz de identificar uma eventual anomalia.
Trocar de guarda-roupa
A silhueta da mamãe arredonda-se lentamente... Aproveite para fazer um passeio no shopping e visitar lojas especializadas! A gestante precisará renovar o armário para os 5 meses que virão pela frente.
Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado '3 meses de gestação: um mês cheio de emoções', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.