13 semanas de gravidez
Com treze semanas de gestação, o risco de aborto é praticamente mínimo e a barriga da mamãe começa a ganhar uma forma arredondada
O corpo da mãe
O útero continua crescendo e as futuras mamães podem senti-lo ao pressionar um pouco a barriga, que começa a ter uma leve forma arredondada.
O ritmo cardíaco da mãe se acelera. O bebê se desenvolve velozmente, as células se multiplicam com muita rapidez, levando à formação de tecidos e órgãos, que precisam, portanto, de nutrientes essenciais ao crescimento.
Estas células buscam estes nutrientes no sangue da mãe, e é por isso que a adoção de uma alimentação balanceada é muito importante. O objetivo não é se alimentar por dois, como se diz tradicionalmente, mas de se alimentar com inteligência.
Assim sendo, há critérios a levar em conta na escolha dos seus alimentos, tais como produtos fácil digestão e rapidamente assimilados pelo organismo, sem esquecer o aporte suficiente de calorias, nutrientes e vitaminas.
Para se assegurar de que a ingestão de ferro é satisfatória, a grávida deve consumir fontes de vitamina C, como: tomate, brócolis, melão, laranja ou um suco de frutas durante as refeições. Esses alimentos estimulam a absorção do ferro dos legumes e dos grãos pelo organismo.
Secreção vaginal na gravidez
É bem comum ter uma quantidade maior de secreção vaginal (também chamado de leucorreia) durante a gestação. As causas são, na maior parte das vezes, benignas e normais.
Esse muco, que tem aspecto leitoso e praticamente não tem cheiro, é causado pelo aumento do fluxo de sangue na área da vagina. Esse corrimento não chega a ser muito diferente daquele que as mulheres têm antes de engravidar, porém o volume que é bem maior.
Converse com seu médico se sentir os seguintes sintomas:
- cheiro desagradável;
- cor amarelada ou esverdeada;
- cor marrom parecida com borra de café (pode ser um pequeno sangramento);
- aparência espessa demais ou talhada;
- dor ou ardência na hora de fazer xixi ou ter relações sexuais;
- coceira;
- e mudança repentina na aparência ou consistência da secreção.
A evolução do bebê
Seu bebê mede agora 8 cm e pesa cerca de 25 g. A cabeça ainda é desproporcional e representa um terço do corpo dele. Os primeiros ossos estão calcificados, a coluna vertebral se desenvolveu, e as primeiras costelas e ossos dos quadris surgiram. As narinas se abrem, um esboço de nariz e de queixo se desenha. A pele se cobre de uma fina penugem chamada lanugo, que vai cair no nascimento.
Quanto ao cérebro, ele continua seu desenvolvimento. As conexões entre este órgão, os músculos e os nervos estão completas. O bebê está apto a se mover livremente e usar seus músculos para puxar, empurrar e explorar várias posições
O bebê já sabe sugar e engolir o líquido amniótico e, com os rins em perfeito funcionamento, já pode expelir em forma de urina novamente este líquido, que se renova a cada 3 horas.
Exames médicos
É aconselhável consultar um oftalmologista pois os hormônios da gravidez alteram a acuidade visual. Para quem usa lentes de contato diariamente, é recomendável substituí-las por óculos, durante a gestação, pois elas podem provocar irritações.
Caso tenha um alto grau de miopia, é preciso mencionar o assunto ao médico que vai acompanhar o seu parto. Isso por que a córnea pode inchar durante a gravidez e esforços muito intensos e longos, durante o trabalho de parto, podem provocar um descolamento da retina.
Esportes e gravidez
Saiba que mesmo durante a gestação, é permitido praticar atividades esportivas. No entanto, é preciso saber escolhê-las e evitar os esportes muito violentos. Assim, dê preferência às caminhadas, à natação e à ginástica moderada (nada de aeróbio ou musculação).
Copyright foto: iStock/ Arte CCM Benchmark
Este documento, intitulado '13 semanas de gravidez', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.