Receita gentilmente cedida por Unilever, preparada pelos chefs Natália dos Santos e Leonardo Carvalho.
Ingredientes
16 porções
Massa
1/2 xícara (chá) de açúcar
5 colheres (sopa) de creme vegetal
3 gemas
1 xícara (chá) de AdeS Original
2 colheres (sopa) de chocolate em pó sem lactose
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 claras em neve
Recheio e cobertura
1 colher (sopa) de amido de milho MAIZENA®
2 xícaras (chá) de AdeS Original
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de creme vegetal
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó sem lactose
4 colheres (sopa) de confeitos granulados
Modo de preparo
MASSA: Preaqueça o forno em temperatura média (180° C). Unte e enfarinhe uma fôrma redonda média (22 cm de diâmetro). Reserve.
Na tigela da batedeira, coloque o açúcar, o creme vegetal e as gemas, e bata até ficar homogêneo.
Junte o AdeS Original aos poucos, intercalando com o chocolate e a farinha de trigo. Retire da batedeira, acrescente o fermento e misture.
Adicione as claras, mexendo delicadamente de baixo para cima.
Coloque a massa na assadeira reservada e leve ao forno por 35 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo. Retire do forno e reserve até esfriar.
RECHEIO E COBERTURA: Em uma panela grande, dissolva o amido de milho MAIZENA® no AdeS Original. Junte o açúcar e o creme vegetal, e leve ao fogo médio, mexendo sempre até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 25 minutos, mexendo de vez em quando.
Peneire o chocolate na panela e misture até ficar homogêneo. Cozinhe por mais 10 minutos, mexendo sempre, até começar a soltar do fundo da panela. Retire do fogo.
MONTAGEM: Corte o bolo reservado ao meio, formando dois discos e distribua meia xícara (chá) do brigadeiro em uma das metades. Coloque a outra metade do bolo sobre o recheio e cubra com o restante do brigadeiro.
MONTAGEM: Corte o bolo reservado ao meio, formando dois discos e distribua meia xícara (chá) do brigadeiro em uma das metades. Coloque a outra metade do bolo sobre o recheio e cubra com o restante do brigadeiro.
Copyright foto: Divulgação
Veja também
Este documento, intitulado 'Bolo de brigadeiro zero lactose', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.