O bolo de rolo é uma verdadeira iguaria nordestina para comer em todas as horas. A receita original é com goiabada, mas nada impede você de incrementar com outros ingredientes que você goste, como doce de leite, chocolate, geleia de frutas, etc.
Ingredientes
20 porções
Massa
250 g de farinha de trigo peneirada
250 g de açúcar refinado
250 g de manteiga sem sal
6 ovos
Recheio
250 g de goiabada cremosa
Açúcar refinado para polvilhar
Modo de preparo
Unte com manteiga algumas folhas de papel manteiga do tamanho da assadeira que será usada e reserve. Umedeça levemente um pano de prato e reserve.
Preaqueça o forno à 180°C.
Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme homogêneo e esbranquiçado. Em seguida, adicione os ovos um a um batendo sempre.
Junte a farinha de trigo peneirada aos poucos e bata até obter uma massa mais mole. Divida a massa em 4 partes.
Pegue a assadeira, vire-a de cabeça para baixo (você vai usar o fundo dela) e forre com o papel manteiga untado.
Despeje uma parte de massa nele e espalhe com uma espátula para ficar fina e uniforme.
Leve ao forno para assar até que, ao toque, a massa não grude no dedo e esteja assada.
Abra o pano úmido numa superfície lisa, polvilhe açúcar e vire a massa ainda quente sobre o pano. Retire e descarte o papel manteiga.
Espalhe um pouco de goiabada sobre a massa. Enrole-a como rocambole pelo lado mais comprido, apertando ligeiramente para ficar firme. Reserve o rolo pronto e prepare o pano para a próxima massa.
Faça o mesmo procedimento feito na massa anterior até o momento do recheio. Então, pegue o primeiro rolo, coloque na ponta da parte mais comprida e enrole esta nova camada sobre o primeiro rolo. Repita o processo com as 4 partes de massa.
Depois de pronto, polvilhe o rolo com açúcar e corte as pontas do bolo para dar acabamento. Sirva frio em fatias bem fininhas.
Copyright foto: iStock
Veja também
Este documento, intitulado 'Bolo de rolo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.