Substituto do peru no Natal, o chester é uma ave de carne tenra, macia e saborosa. Aceita vários temperos, recheios e acompanhamentos. Tente fazer o seu e faça sucesso na sua festa!
Ingredientes
20 porções
1 chester de 4 a 5 kg
Marinada
1 cebola média picada em 4 pedaços
3 dentes de alho descascados
¼ de xícara de manteiga derretida
1 ½ xícara de suco de laranja
½ xícara de vinho branco seco (opcional)
2 colheres de chá de sal
1 colher de café de pimenta do reino branco em pó
½ pimenta dedo de moça sem semente e cortada em pedaços (opcional)
3 ramos de salsinha bem picadinhos
1 colher de sopa de tomilho fresco
1 colher de sopa de alecrim fresco
Modo de preparo
Descongele o chester por completo um dia antes do preparo. Lave-o por dentro e por fora e seque no papel toalha. Amarre suas coxas com um barbante e prenda suas asas com um palito de dente para ficarem juntas do corpo ao assar.
MARINADA: Bata no liquidificador todo os ingredientes da marinada (exceto as ervas aromáticas) até formar um caldo.
Coloque o chester dentro de um saco plástico próprio para alimentos e despeje aí a marinada. Acrescente as ervas aromáticas também. Deixe a ave descansar na marinada por 11 horas (aproximadamente) na geladeira e 1 hora fora da geladeira, antes de assar. Nesse tempo, vá mudando o saco de posição para que a marinada entre em contato com todos os lados da ave.
ASSADO: Preaqueça o forno à 200°C por 30 minutos antes de assar o chester. Então, tire a ave do saco plástico e coloque-o numa assadeira apropriada junto com metade do caldo da marinada. Cubra com papel alumínio e leve para assar no forno à 180°C.
A cada 30 minutos, retire o chester do forno e regue-o por completo com a gordura do fundo da assadeira e com o restante do caldo da marinada. Repita este processo sempre. Assim, você estará hidratando sua carne constantemente.
Deixe assar por cerca de 2 horas e retire então o papel alumínio da assadeira e deixe mais 1 hora no forno para dourar. Depois de dourado, desligue o forno, volte a cobrir a assadeira com o alumínio, devolva ao forno e espere mais 5 minutos antes de levá-lo à mesa.
DICA: Se quiser uma carne bem suculenta, pode começar assando o chester com o peito para baixo, mas fique atenta para virá-lo após 1 hora de cozimento. Se for recheá-lo com farofa, coloque-a quando ele estiver para dourar.
Copyright foto: iStock
Veja também
Este documento, intitulado 'Chester', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.