Receita proposta por Celine Damerdjian"
"Diet, vegan, sem açúcar, manteiga, ou ovo. Gostei muito do contraste de texturas desse "brownie cru”. Ao mesmo tempo fofo, graças ao óleo de coco e ao psyllium, e crocante, graças aos grãos de figo. Um bolo de chocolate que derrete na boca com grãos bem crocantes… Uma verdadeira guloseima diet! Esse bolo pode ser conservado na geladeira por vários dias, mas isso provavelmente não será necessário! Que prazer degustar essa delícia de chocolate sem culpa… é até difícil acreditar que é diet!
Ingredientes
9 porções
230 g de figos secos
80 g de farinha avelã
30 g de cacau em pó
10 g de óleo de coco
100 ml de água
5 g de psyllium dourado (pode ser substituído por linhaça dourada)
Modo de preparo
Bater a água e todos os demais ingredientes, exceto o psyllium, na batedeira até que se forme uma massa homogênea.
Acrescentar o psyllium e bater novamente. A mistura ficará densa e pastosa. Distribuí-la imediatamente em uma forma quadrada tomando o cuidado de compactá-la e alisá-la para que não seja difícil desenformar o brownie quando estiver pronto. É importante ressaltar que ao trabalhar com o psyllium é preciso ser rápido, pois a preparação pode engrossar e endurecer rapidamente, e nesse caso torna-se difícil trabalhar com a massa.
Deixar pelo menos 4 horas na geladeira. O ideal é deixar uma noite inteira, para que o brownie fique mais saboroso e cremoso. Desenformar o bolo e conservá-lo na geladeira até o momento de servir.
As propriedades espessantes e texturizantes do psyllium permitem obter um “bolo cru”, com uma textura de aparência firme, mas que na verdade derrete na boca, pois o psyllium tem essa característica “surpreendente” de espessar as receitas ao mesmo tempo que traz cremosidade.
O óleo de coco tem, assim, um papel importante no preparo desse bolo cru, uma vez que ele cristaliza e endurece na geladeira. É um bolo que traz bastante sensação de saciedade por ser rico em fibras, presentes nos figos e no psyllium. Não é preciso colocar açúcar nessa receita, já que os figos a adoçam naturalmente. É um bolo cru delicioso graças à combinação de cacau, figos e avelãs… um regalo para as papilas!
Copyright foto: Celine Damerdjia
Veja também
Este documento, intitulado 'Brownie vegano', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.