Típico da cozinha árabe, a abobrinha recheada é um daqueles pratos que a gente acha difícil e complicado de fazer. Mas qual não é a surpresa ao ver que é mais simples do que parece?! A arte está na leveza com que se tira a polpa.
Ingredientes
8 porções
4 abobrinhas italianas médias e de preferência bem retas
200 g de coxão mole moído bem fino
150 g de arroz cru
30 g de manteiga
5 g de pimentadajamaica (opcional)
5 g de canela em pó
4 tomates sem casca e sem semente picados pequenos
3 cebolas médias picadas pequenas
300 ml de caldo de carne
15 ml de azeite
2 dentes de alho bem picadinhos
Quanto baste de sal
Salsinha bem picada a gosto
Modo de preparo
ABOBRINHAS: Corte uma tampa dos dois lados de cada abobrinha e depois parta cada uma pela metade, no sentido do comprimento. Com auxílio de uma faca fina, retire as sementes, preservando 1 cm de polpa e a casca. Reserve, deixando-as de molho em uma vasilha com água e sal a gosto.
RECHEIO: Em uma vasilha, misture o arroz, a carne, 1/3 da pimenta-da-jamaica, 1/3 da canela, a manteiga, a salsinha e metade do alho picado.
Retire as abobrinhas da água, escorra e distribua o recheio em cada metade, apertando delicadamente. Deixe 1 cm das bordas sem recheio e reserve até o molho ficar pronto.
MOLHO: Numa panela funda, coloque o azeite e refogue a cebola, o alho, os tomates, o restante da pimenta-da-jamaica e da canela, e deixe cozinhar até formar um molho.
Adicione o caldo de carne dissolvido em água para ficar um molho ralo. Desligue o fogo.
Disponha as abobrinhas em pé na panela e coloque sobre elas um prato para dar peso e elas não virarem no cozimento e também para o recheio não vazar. Em seguida, cozinhe em fogo brando com a panela tampada por 30 a 35 minutos.
Desligue o fogo, verifique o cozimento e deixe descansar por 4 minutos.
Salpique salsinha por cima e sirva. DICA: escolha pão árabe e coalhada seca como acompanhamento. Uma delícia!
Copyright foto: iStock
Veja também
Este documento, intitulado 'Abobrinha recheada com carne moída', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.