2
Obrigado

Saiba como usar o alho poró

Considerado sofisticado, o vegetal cai muito bem como tempero saboroso para peixes, sopas e até cru em saladas

Alho-poró: cheiroso e gostoso para dar mais sabor aos pratos. © iStockphoto.com/bhofack2


A base do tempero da culinária brasileira costuma ser mesmo o alho e acebola. Bem refogados, dão aquele toque aos pratos típicos do Brasil. Mas em se tratando de gastronomia, nem sempre o time que está ganhando é aquele no qual não se mexe. Para incrementar e dar um sabor especial a diversos pratos, que tal algumas dicas de como usar o alho-poró?

O vegetal formado por um caule branco e  folhas verdes espessas, pertence à mesma família que as cebolas e os alho. Portanto, cai muito bem como tempero. "O alho-poró fica ótimo como tempero de peixes, camarão ou mesmo acompanhamento de saladas, onde pode ser usado cru", explica Nader Hassan, chef no Hotel de Crillon de Paris.  

Alho-poró na sopa, no peixe e na salada

Para começar, para usar o alho-poró, basta cortar as raízes e lavar em água corrente, cuidando para tirar a terra que fica entre as folhas. Para um melhor aproveitamento, o ideal também é usar o produto orgânico, cultivado sem pesticidas. O corte tanto pode ser em rodelas, quanto longitudinal.

Ao usar o alho-poró em substituição ao alho para temperos, o ideal é usar a parte branca para refogar. Já a parte verde do legume cai bem para recheios de pastel ou empadas, ou mesmo como ingredientes de receitas de peixe. 

Como usar o alho-poró em 2 receitas deliciosas

1) Sopa de batata baroa com alho poró

Ingredientes

  • 500g de batata baroa cortada em cubos
  • 1 xícara da parte branca do alho-poró picada
  • 1 xícara da parte verde do alho-poró picada
  • 1 colher de sopa de azeite
  • sal a gosto

Modo de Preparo

Numa panela profunda, refogue a parte branca do alho-poró no azeite. Acrescente a batata baroa crua, quando o alho-poró começar a dourar. Mexa durante 5 minutos para tomar gosto. Cubra os legumes de água e deixe cozinhar em fogo médio para baixo, até a batata ficar bem molinha. Use um mixer para formar um creme. Sirva com as folhas verdes do alho-poró picadas por cima.

2) Salmão ao forno com alho-poró

Ingredientes

  • Um talho de alho-poró cortado longitudinalmente em tiras finas
  • Um peça de filé de salmão entre 500g e um quilo
  • 1/2 limão
  • sal a gosto
  • azeite a gosto

Modo de Preparo

Lave a peça de salmão em água corrente. Seque com papel toalha. Coloque o peixe em um tabuleiro ou uma forma refratária. Cubra o salmão com as tirinhas de alho-poró, de modo que o peixe fique completamente escondido pelas folhas cortadas em tiras. Esprema o limão por cima e salgue a gosto (de preferência com sal grosso). Leve ao forno pré-aquecido em torno de 220 graus e deixe entre 20 a 30 minutos.