0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

CasaCor Rio: confira os ambientes da edição 2017

Evento de decoração foi instalado em um prédio moderno no porto do Rio e mostra opções para quem quer viver e trabalhar no mesmo lugar

André Nazareth
O espaço de André Piva e Vanessa Borges. © André Nazareth


A CasaCor Rio deste ano vem com uma proposta diferente: 140 arquitetos, decoradores, paisagistas e designers projetaram ambiente para viver e trabalhar no mesmo lugar. Isto porque, nesta edição, o evento está no Porto Maravilha, uma área revitalizada do Centro do Rio, que ainda carece de projetos residenciais. A 27ª edição do evento vai até 30 de novembro.

A mostra, que se instalou em um  edifício de arquitetura ocupando cerca de 10 mil metros quadrados do empreendimento, mistura projetos de lofts, estúdios e ambientes de convivência e lojas.

Confira alguns ambientes da CasaCor deste ano na galeria.

Loft cosmopolita

Ambiente único no projetos do arquitetos. © André Nazareth

Alessandro Sartore, Arthur Falcão, Fabiana Gonçalves e João M.Schiewe dispensaram as paredes do prédio e criaram um núcleo, com piso de madeira, onde estão todos os ambientes. Os  serviços (cozinha, banheiro e armários) estão concentrados numa ilha central, com pintura cimentícia. De um lado, estão os móveis de quarto e, do outro, de sala.

Espaço Lumina

O loft tem pé-direito duplo. © André Nazareth

André Piva e Vanessa Borges apostaram em um espaço único, com piso cimentado e paredes em tons cinza com textura. No loft de pé-direito duplo, os arquitetos criaram um jirau, aumentando o espaço de 49m² para um total de 80m².  A dupla optou por cores sóbrias, em contraponto à abundância de luz que o ambiente recebe. 

Wine Bar

Um local para encontro com os amigos. © André Nazareth

Seguindo as cores dos revestimentos originais do prédio, Anna Malta e Andrea Duarte trabalham com um degradê que começa no azul chumbo e vai até o verde folha. Para curtir com os amigos, cadeiras Casulo (que têm laterais altas), pequenos lounges para confraternizações de amigos, banquetas de bar e pufes soltos. 

Restaurante reformulado

Quadro foi ponto de partida. © André Nazareth

Um antigo retrato de 3,10 m x 2,60 m, do Conselheiro Mayrinck -  empreendedor brasileiro do fim do século XIX, com negócios nas mais diversas áreas -, foi o ponto de partida do projeto do Restaurante. A partir daí, vieram as 90 cadeiras estilo anos 50 em tons de azul e verde e o tapete listrado em nuances de azul, remetendo ao mar e ao Porto.

Box 21

Arquitetos se inspiraram nos imóveis americanos. © André Nazareth

Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida  foram buscar nos lofts nova-iorquinos a inspiração para o estúdio de um empresário paulista, um ambiente cosmopolita, em tons de cinza e preto, com elementos verde e rosa. Destaque para a mesa de jantar, com tampo de mármore preto e pés metálicos rosé gold, acompanhada de cadeiras Jader Almeida. 

Refúgio do consultor de arte

Marcenaria moldura o ambiente. © André Nazareth

Paula Wetzel e Camila Simbalista criaram um refúgio onde o morador trabalha, relaxa, recebe amigos e reúne seus objetos mais estimados. O estúdio se estrutura a partir do trabalho de marcenaria

Estúdio do escritor

Um lugar de criação para um escritor. © André Nazareth

Caroline Taveira, Mariana Barbosa e Barbara Schwartz se inspiraram no estilo escandinavo, com algumas misturas do antigo com o moderno para o projeto do estúdio. Para representar o mundo criativo do escritor, a equipe trabalha com o contraste entre as cores neutras - branco e preto - como os duelos da ficção. Os principais materiais são madeira, couro, ferro, vidro e cerâmica. 

Loft da executiva

Sofá confortável para apreciar a vista. © André Nazareth

Este é o loft de uma empresária com alma cosmopolita. A dupla Claudia Pimenta e Patrícia Franco trabalha com uma paleta de cores em que reina o pink millennial, um tom de nude rosado.  No living, a dupla opta por poucos móveis como o sofá em linhão branco totalmente curvo. 

Cozinha gourmet do estilista

Espaço de convivência dos amigos. © André Nazareth

Cristina Côrtes projetou a cozinha gourmet para uma profissional de moda, que recebe um seleto grupo de clientes para apresentar-lhes sua mais nova coleção "prêt-à-porter". Todo o ambiente foi revestido em painéis com acabamentos em laca metalizada e amadeirado, desenvolvidos pela estilista Glória Coelho, unindo a arquitetura e a moda. Luminárias flutuantes em lonas tensionadas e leds segmentados criam diferentes cenários. 


LEIA TAMBÉM

Confira os ambientes da mostra Morar Mais por Menos 2017

Galeria de óculos

Espaço projetado para negócios. © André Nazareth

A dupla Emerson Araújo e Lenora Lohrisch  criou um living, com área de exposição dos produtos e de fechamento de negócios. Os móveis têm design contemporâneo em tons de bege e cinza.

Pool lounge

O ambiente interno do projeto. © André Nazareth

Um ambiente despojado, onde os visitantes podem usufruir de um terraço com vários tipos de lazer: bate-papo, hidro, piscina, balanço, drinques etc. O foco do projeto, com 340m² de área externa e 80m² de área  interna, está na interação entre as pessoas e a natureza.

Pool lounge 2

A piscina cheia de contrastes. © André Nazareth

Na parte externa, os vários níveis criados pelas piscinas com fibra de vidro e revestimento de pastilhas. Fazendo um contraponto entre a luz natural e a escuridão, as piscinas são pretas.

Espaço Tem.po

Novo e antigo se misturam no ambiente. © André Nazareth

Luiza Bottino e Valeska Ulm misturam passado e o presente com peças de antiquário e móveis brasileiros contemporâneos assinados por José Zanine Caldas, Zanini de Zanine e Hugo França. Os principais materiais usados no espaço são o concreto, o  tijolo, e a madeira. 

Ilha alta

Ripas de madeira emolduram a entrada. © André Nazareth

Uma vida com menos pressa e mais equilíbrio. Esse é o conceito do loft de Mario Santos. O acesso aos ambientes se dá por um túnel de ripas de madeira sobre uma ponte iluminada. 

Ap. Y

Ambiente voltado para a nova geração © André Nazareth

As arquitetas Monique Pampolha e Hannah Cabral criam para um jovem casal da Geração Y um estúdio descontraído, com tons que vão do cinza ao rosa. Uma das principais estratégias do projeto é abrir mão de alvenaria para dividir os ambientes. Para dar um ar de imponência à suíte, a cama foi elevada, propiciando melhor visualização da Baía de Guanabara.

SPA

Produzido para relaxar. © André Nazareth

Circuito de relaxamento: chuveiros, espreguiçadeiras, sala de massagem, banho de imersão.  Na outra ponta do SPA, Paola Ribeiro criou uma cozinha de chá, que remete a descanso, com tatame para degustação.

Gabinete de curiosidades

Para estimular as memórias. © André Nazareth

Patrícia Fendt fez um lounge que inclui uma bancada com banquetas Girafa de Lina Bo Bardi e estantes cheias de livros e artefatos curiosos. Num outro ambiente, um sofá central em L grande e sem encosto. O ambiente inclui ainda uma poltrona de leitura, quadros e fotos de artistas contemporâneos, esculturas e espécies raras de plantas.

Espaço Colab

O teto tem pérgula de madeira. © André Nazareth

Criado por Luiz Fernando Grabowsky e Paula Neder, o Espaço CoLab é pensado como o living de uma residência. Os destaques são o sofá, de linhas curvas, que recebe os convidados dos dois lados; o balanço suspenso de couro; a poltrona Maas, com estrutura em lâmina de cobre e a estante de aço carbono. O teto de gesso se prolonga numa pérgula de madeira.

Loft (U)

Projetado para quem quiser aproveitar. © André Nazareth

O Studio Ro+Ca quebra tabus com o projeto para o casal U, de “Undefined”. Com as estruturas do edifício expostas, piso ora cimentado, ora de madeira, divisórias que delimitam espaços em ferro e vidro canelado, o loft tem atmosfera industrial. Paredes só no banheiro, que está dentro de um cubo preto. No quarto, a cama vem sobre um tablado de concreto.  

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'CasaCor Rio: confira os ambientes da edição 2017', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo