0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Conheça os benefícios do óleo de peixe para a saúde

Facilmente encontrado em cápsulas, óleo concentra benefícios do peixe como o ômega-3, importante para a saúde do cérebro e do coração

Óleo de peixe pode auxiliar no combate à obesidade.


Não é de hoje que o peixe figura como um dos protagonistas quando o assunto é alimentação saudável. Rico em ômega-3, proporciona inúmeros benefícios para o coração e para o cérebro, e, de quebra, dá aquele empurrãozinho para quem quer emagrecer, pois tem ação antioxidante. Porém, não é mais necessário comer uma prato de peixe várias vezes por semana para garantir tais benefícios, pois eles podem ser condensados em uma cápsula de óleo de peixe.

Ideal para quer dar uma turbinada na absorções dos nutrientes encontrados no alimento (ou para quem não gosta de peixe), as cápsulas do óleos podem ser facilmente encontradas em lojas de produtos naturais.

Também conhecido como peixe concentrado, este óleo auxilia na redução dos triglicerídeos do sangue e a diminuição do risco de ter doenças cardiovasculares (como o infarto) e inflamatórias (como a artrite reumatoide).

“Esses benefícios já estão estabelecidos, mas muitos outros ainda vem sendo estudados. É o caso de alguns tipos de cânceres que parecem ser afetados pelo óleo de peixe. Porém mais estudos são necessários para uma conclusão”, esclarece Thereza Cristina Lonzetti Bargut, nutricionista e autora do livro Óleo de peixe, inflamação das vias aéreas e hiperatividade pulmonar (ed Novas edições acadênicas).

Qual é o melhor óleo de peixe?

Segundo Thereza, as  cápsulas de óleo de peixe apresentam dois ácidos graxos: ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosahexaenoico (DHA). Na hora da compra, o ideal é escolher o óleo que tenha as quantidades ideais e proporcionalmente adequadas destes ácidos. Porém, estes valores variam de pessoa para pessoa e o indicado é consultar um nutricionista ou médico, que poderá avaliar as necessidades de cada um.

Óleo de peixe emagrece?

Para a nutricionista, ainda é cedo para afirmar que o óleo de peixe pode influenciar no emagrecimento, mas as evidências caminham para a confirmação desta teoria. “Alguns resultados mostraram uma inibição do apetite e alterações no tecido adiposo que levam à diminuição da gordura corporal”, explica.

Além disso, o óleo de peixe também tem sido apontado como importante aliado no combate à obesidade, pois tem efeitos benéficos em algumas alterações do metabolismo provocadas ou associadas à esta doença (como é o caso do aumento dos triglicerídeos e das doenças cardiovasculares), podendo ajudar indiretamente no tratamento do excesso de peso.

Quando consumir o óleo de peixe?

Thereza lembra que os peixes devem ser consumidos de duas a três vezes por semana, especialmente aqueles mais gordurosos, ricos em ácidos graxos ômega-3, como atum, sardinha e salmão. Entretanto, a frequência não é a mesma para o consumo do óleo, que pode ser consumido diariamente. Já a dose varia de acordo com as necessidades individuais de cada um.

“O óleo de peixe pode ser consumido todos os dias desde que sua ingestão seja indicada e acompanhada pelos profissionais de saúde”, ressalta Thereza. Por fim, a nutricionista alerta que o produto não pode ser consumido por qualquer pessoa. “Não é indicado para pacientes idosos ou que apresentam problemas de coagulação no sangue”, conclui. 

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Conheça os benefícios do óleo de peixe para a saúde', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo