0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Conheça algumas dicas para incentivar a leitura entre as crianças

Contato com livros e contar histórias ainda são as formas ideais para a criança gostarem de ler

Contar histórias é uma das melhores formas de incentivar leitura entre as crianças.


O mundo digital compete o tempo todo com outras formas de distração para as crianças. Do livro infantil até brincadeiras antigas, nada parece tão atraente quanto a tecnologia. Na opinião de especialistas, porém, isso é um engano. Assim como uma alimentação mais saudável, incentivar a leitura entre as crianças é uma questão de criar hábito.  
 
Primeiro de tudo, é preciso despertar o prazer. A família e a escola devem trabalhar em conjunto para transformar o livro em algo atraente à criança. Para transformar os filhos em bons leitores é preciso despertar o interesse pelo universo das histórias desde a mais tenra idade. 

"Para isso, é preciso que os adultos leiam histórias para as crianças, e também compartilhem informações de diferentes gêneros textuais. Criar o hábito diário de contar histórias (contos de fadas, fábulas, contos infantis, crônicas, etc), despertará no pequeno curiosidades pelo universo letrado", orienta Thalita Thomé, coordenadora pedagógica da escola Ensina Mais.

Para que o hábito se perpetue por toda a vida, fazendo dessa criança um bom leitor, a escola também deve ter um papel importante. “Na escola, é preciso ter livros nas salas de aula, com acesso livre às crianças e não só em bibliotecas. Em casa, as crianças devem ter livros ao alcance as mãos e nunca serem reprimidas quando pegarem as publicações", recomenda a professora de alfabetização Márcia Santos.
 
Na opinião da educadora, um erro comum dos pais é quando uma criança pequena pega um livro e rasga ou rabisca, e os pais brigam com ela, isso pode criar um desconforto da criança com aquele objeto. 
 

Contar histórias para incentivar a leitura

Na opinião de especialistas, a atratividade pelo livro acontece quando a criança identifica que ali dentro há um universos através do qual ela poderá dar asas à imaginação. 

“Contar histórias. Vivenciar. Dramatizar na hora de contar história, teatralizar, mudar a voz. Quando se conta uma história de forma interessante, é aquele livro que a criança quer folhear depois, a fim de buscar a experiência prazerosa que teve ao escutar”, ensina a professora Márcia.
 
Na escola, as crianças ainda na fase de alfabetização concentram-se melhor quando a aula começa com uma leitura de história. Valem fantoches e teatrinho para despertar a fantasia e, assim, incentivar a leitura infantil. Em casa, pais e cuidadores devem criar o hábito de contar histórias. Seja antes de dormir, seja aos fins de semana, seja um como proposta para desligar a TV ou o videogame.
 
É importante também as crianças criarem e interpretarem suas as próprias histórias. Alimentar o universo de fantasia infantil é uma as melhores maneiras de incentivar a leitura em qualquer idade. “Quando as crianças ouvem histórias elas ampliam a vontade e a sede de conhecimento”, reforça a professora.
 
E, para completar, é importante não ter preconceitos: vale revista em quadrinhos, livros para colorir, livros de qualquer gênero. “O único cuidado que o adulto deve ter é se o livro é adequado para aquela faixa etária. No mais, todo tipo de publicação é válida para incentivar a leitura entre as crianças”, afirma a educadora.
 
Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Conheça algumas dicas para incentivar a leitura entre as crianças', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo