CARNE: Tempere a costela com o sal, a pimenta e o glutamato monossódico. Em seguida, enrole a carne e amarre-a com barbante. Reserve.
Em uma panela, coloque um fio de azeite e refogue o alho e a cebola. Adicione o saquê, o molho de soja, o alho poró, o salsão, a cenoura e o açúcar. Misture bem e deixe cozinhar por uns 3 minutos. Em seguida, coloque a costela amarrada.
Acrescente toda a água e deixe cozinhar em fogo baixo por 1 hora até a costela ficar macia. Retire a carne da panela e reserve-a para selar.
Em uma outra panela, coloque um fio de azeite e sele a costela até dourar de todos os lados. Reserve.
No liquidificador, bata bem o molho do cozimento da costela. Em seguida, coe o líquido e volte com ele ao fogo, adicionando o amido dissolvido em 1/2 xícara de água. Misture bem até engrossar. Reserve.
FAROFA: Em uma panela, frite a cebola no azeite. Junte a castanha e, em seguida, a farinha de mandioca. Tempere com o sal e a pimenta e refogue bem.
Desligue o fogo e finalize com a cebolinha e as ervilhas já escaldadas.
MONTAGEM: Coloque a costela em um prato de servir, regue a carne com o molho já apurado e sirva com a farofa ao lado. DICA: Você pode servir o prato com fatias finas de bacon assadas e cenouras salteadas no azeite.
Copyright foto: Divulgação
Veja também
Este documento, intitulado 'Costela suína ao molho de alho-poró e salsão', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.