Agachamento: conheça os benefícios e variações deste exercício
Modalidade contribui para o fortalecimento muscular dos membros inferiores, além de ajudar a tornear as pernas e levantar o bumbum
Que mulher não adoraria de ter pernas torneadas e um bumbum mais empinado? Razão que leva muitas mulheres à frequentar as academias, ter coxas e glúteos definidos não é um sonho irrealizável.
Para se alcançar esse objetivo, entre os exercícios mais indicados está o agachamento, também chamado de squat. Bruna Grandini, educadora física e proprietária da DOT Pilates, explica que “o agachamento é um exercício que envolve flexão e extensão dos tornozelos, joelhos e quadril recrutando os músculos dos membros inferiores”.
De acordo com a especialista, o principal objetivo destes exercícios é o fortalecimento dos músculos dos membros inferiores, principalmente da região das coxas.
Importância do agachamento no treino
Além de definir e tornear as pernas, estes execícios também são importantes para quem pratica atividades que exigem alto grau de recrutamento dos membros inferiores, como corrida, jogos de quadra, ciclismo e natação. Neste caso, explica a educadora física, o agachamento deve estar presente no treino, como um exercício de fortalecimento.
“Na parte funcional de articulações de joelho e quadril, este exercício tem papel fundamental no fortalecimento e estabilização das mesmas sendo também muito importante para pessoas com idade mais avançada onde os padrões de marcha e equilíbrio ficam mais comprometidos”, destaca Bruna Grandini.
Variações mais comuns do agachamento
O agachamento pode ser feito tanto utilizando apenas o peso do próprio corpo, o que facilita a execução do exercício em casa mesmo, quanto nos equipamentos das academias ou acrescentando pesos e alteres para aumentar o grau de dificuldade. Segundo a especialista, as variações mais comuns do agachamento – usando apenas peso corporal – são:
- Agachamento bilateral - É o tipo de agachamento mais simples, mas que já ajuda bastante a definir os músculos das pernas e levantar o bumbum, sendo mais aconselhado para iniciantes.
- Agachamento unilateral (Pistol Squat) - Possui um grau de dificuldade maior e por exigir mais do corpo, este exercício proporciona um aumento da flexibilidade, equilíbrio e força do músculo, além de contribuir para o desenvolvimento dos músculos do Core.
- Afundo (lunge) - É um exercício que trabalha bastante o bumbum, principalmente se for executado com o uso de alteres.
- Avanço - Trata-se de um exercício que trabalha principalmente os músculos dos glúteos e posteriores da coxa. Por ser de simples execução, pode ser feito facilmente por iniciantes.
- Retrocesso (ou afundo reverso) - Assim como o anterior, contribui para o desenvolvimento dos glúteos e pernas, podendo ser incrementado com o uso de alteres.
“O que vai diferenciar uma da outra é a intensidade, o trabalho de propriocepção e equilíbrio, coordenação motora e controle de movimento”, explica Bruna Grandini.
Depois de quanto tempo é possível sentir os resultados?
Não é tão fácil alcançar os resultados, pois é preciso ter persistência no exercício. “Cada pessoa tem uma resposta fisiológica diferente, por isso estipular prazos é muito complicado”, destaca a educadora física.
Em relação à inclusão desta modalidade no plano de treino, Bruna Grandini afirma que uma boa frequência para trabalhar o fortalecimento muscular, seria inserir este exercício pelo menos 2 vezes por semana em sua rotina de treino. “Mas o ideal é a avaliação do profissional de educação física para determinar o volume e a intensidade adequados para cada objetivo”, conclui a educadora física.
Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Agachamento: conheça os benefícios e variações deste exercício', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.