4
Obrigado

Agachamento: conheça os benefícios e variações deste exercício

Modalidade contribui para o fortalecimento muscular dos membros inferiores, além de ajudar a tornear as pernas e levantar o bumbum 

Agachamento ajuda a ter pernas torneadas e levanta o bumbum.


Que mulher não adoraria de ter pernas torneadas e um bumbum mais empinado? Razão que leva muitas mulheres à frequentar as academias, ter coxas e glúteos definidos não é um sonho irrealizável.

Para se alcançar esse objetivo, entre os exercícios mais indicados está o agachamento, também chamado de squat. Bruna Grandini, educadora física e proprietária da DOT Pilates, explica que “o agachamento é um exercício que envolve flexão e extensão dos tornozelos, joelhos e quadril recrutando os músculos dos membros inferiores”.

De acordo com a especialista, o principal objetivo destes exercícios é o fortalecimento dos músculos dos membros inferiores, principalmente da região das coxas.

Importância do agachamento no treino

Além de definir e tornear as pernas, estes execícios também são importantes para quem pratica atividades que exigem alto grau de recrutamento dos membros inferiores, como corrida, jogos de quadra, ciclismo e natação. Neste caso, explica a educadora física, o agachamento deve estar presente no treino, como um exercício de fortalecimento. 

“Na parte funcional de articulações de joelho e quadril, este exercício tem papel fundamental no fortalecimento e estabilização das mesmas sendo também muito importante para pessoas com idade mais avançada onde os padrões de marcha e equilíbrio ficam mais comprometidos”, destaca Bruna Grandini.

Variações mais comuns do agachamento

O agachamento pode ser feito tanto utilizando apenas o peso do próprio corpo, o que facilita a execução do exercício em casa mesmo, quanto nos equipamentos das academias ou acrescentando pesos e alteres para aumentar o grau de dificuldade.  Segundo a especialista, as variações mais comuns do agachamento – usando apenas peso corporal – são:
  •  Agachamento bilateral - É o tipo de agachamento mais simples, mas que já ajuda bastante a definir os músculos das pernas e levantar o bumbum, sendo mais aconselhado para iniciantes.
  •  Agachamento unilateral (Pistol Squat) - Possui um grau de dificuldade maior e por exigir mais do corpo, este exercício proporciona um aumento da flexibilidade, equilíbrio e força do músculo, além de contribuir para o desenvolvimento dos músculos do Core.
  •  Afundo (lunge) - É um exercício que trabalha bastante o bumbum, principalmente se for executado com o uso de alteres. 
  •  Avanço - Trata-se de  um exercício que trabalha principalmente os músculos dos glúteos e posteriores da coxa. Por ser de simples execução, pode ser feito facilmente por iniciantes. 
  •  Retrocesso (ou afundo reverso) - Assim como o anterior, contribui para o desenvolvimento dos glúteos e pernas, podendo ser incrementado com o uso de alteres.

“O que vai diferenciar uma da outra é a intensidade, o trabalho de propriocepção e equilíbrio, coordenação motora e controle de movimento”, explica Bruna Grandini.

Depois de quanto tempo é possível sentir os resultados?

Não é tão fácil alcançar os resultados, pois é preciso ter persistência no exercício. “Cada pessoa tem uma resposta fisiológica diferente, por isso estipular prazos é muito complicado”, destaca a educadora física. 

Em relação à inclusão desta modalidade no plano de treino, Bruna Grandini afirma que uma boa frequência para trabalhar o fortalecimento muscular, seria inserir este exercício pelo menos 2 vezes por semana em sua rotina de treino. “Mas o ideal é a avaliação do profissional de educação física para determinar o volume e a intensidade adequados para cada objetivo”, conclui a educadora física.

Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Agachamento: conheça os benefícios e variações deste exercício', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.