1
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Conheça os benefícios da batata yacon para a saúde

Carboidrato de baixa caloria, a batata yacon pode auxiliar no controle de peso.

Batata yacon: cheia de fibras e baixa caloria.


A batata yacon é um alimento com baixo valor calórico de textura suculenta e sabor adocicado, que lembra o da pera. É fonte de fruto-oligossacarídeos (FOS), um prébiótico que facilita o desenvolvimento de bactérias benéficas no cólon, favorecendo a saúde intestinal.

Embora muita gente confunda, a nutricionista Bruna Lyrio, da Clínica Tostes, explica que a yacon não faz parte da família das batatas, mas as comparações são comuns. Quando comparada à batata inglesa, a yacon possui, em média, dez vezes mais substâncias antioxidantes. Já em relação à batata doce, ela possui menor quantidade de carboidrato (açúcar) digerível e boa quantidade de fibras, que ajudam a evitar que a glicemia (açúcar no sangue) suba muito, além de auxiliar no controle da glicose.

Por essa razão, estudos têm indicado que o consumo da yacon é bom para quem tem diabetes. “Poucos estudos foram realizados em humanos, entretanto os resultados têm se mostrado positivos na diminuição da glicose e dos triacilgliceróis. Uma das hipóteses levantadas é que o yacon pode atuar melhorando a sensibilidade à insulina”, declarou a nutricionista.

Outros estudos também apontam a yacon como uma alimento que ajuda a controlar o colesterol. De acordo com a especialista, alimentos com fruto-oligossacarídeos, como a batata yacon, de fato auxiliam na diminuição do colesterol, LDL e do triacilglicerol. “Entretanto, não se chegou à conclusão sobre o mecanismo que leva a essa redução. A maioria dos estudos é feito com animais de laboratórios, são escassos os estudos realizados em humanos”.

A yacon também já foi indicada, em outro estudo, como um alimento que aumenta absorção de cálcio em 10,8% depois da ingestão de 15g do alimento. Segundo Bruna, outros estudos mostram também uma melhora da imunidade com aumento de algumas células de defesa do organismo.

Aliada da balança

Outra importante função da yacon é colaborar para o emagrecimento, isto porque, segundo Bruna, ela é um carboidrato de baixa digestibilidade, portanto seu valor energético é menor em relação à maioria dos outros carboidratos. “Logo, podemos dizer que a batata yacon é uma substituta com baixas calorias que pode favorecer a diminuição de peso, além de controlar o apetite”.

Com a yacon, é possível preparar diversas receitas. Para aproveitar todos os benefícios desse tubérculo, o ideal é consumi-lo cru e descascado. Ele deve ser mantido em geladeira e consumido em poucos dias. Acrescentá-lo sucos, saladas, panqueca, mingau e até lasanha são algumas das opções. Existe ainda a farinha de yacon, usada para fazer bolos, biscoitos e bebidas. 

Quanto ao consumo deste alimento, a nutricionista explica que ele deve ser moderado, devido a alta quantidade de FOS que possui, pois o excesso pode levar a maior produção de gases e ter efeito laxante. Por isso, ela sugere em torno de 200g do alimento in natura ou 40g de farinha de yancon, que equivale a aproximadamente 20g de FOS, a dose máxima tolerada por dia. 

"Não é indicado ultrapassar esse limite, e vale lembrar que cada pessoa reage de forma individual aos alimentos, logo, caso vá introduzir a batata-yacon nas suas refeições, comece usando quantidades menores para que possa observar se haverá aumento da flatulência", finaliza Bruna.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Conheça os benefícios da batata yacon para a saúde', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo