Segredos para ser um casal feliz

Para ser um casal feliz é preciso respeitar as individualidades, mas também cultivar os momentos a dois

Um casal feliz deve fazer atividades individuais e também cultivar tempo para os dois.

 
Entre as regras para cultivar relacionamentos felizes, todos sabemos o que é fundamental: atração, amor, respeito, amizade. Sem esses princípios básicos, fica difícil sair do primeiro encontro e partir para algo mais sério. Mas quando a relação começa, não quer dizer que seja hora de descansar. Para ser um exemplo de casal feliz, é preciso estar atento a alguns detalhes ao longo de toda vida a dois.
 
Uma das dicas mais impontantes é o respeito à individualidade. Ter a liberdade de preservar um pouco da independência de quando se era solteiro é saudável para a relação, por ser uma forma eficaz de cultivar a admiração mútua.
 
Um casal feliz normalmente sente atração um pelo outro porque os dois conseguem se enxergar fora do contexto exclusivamente familiar. Por isso continuar a jogar o futebol, ou praticar dança, ou estudar etc, tudo isso funciona como atrativo. “Sem admiração, o que mais sofre é o lado sexual da relação”, alerta a psicóloga e especialista em sexualidade, Tatiana Presser.
 

É preciso tempo para 'namorar'

A capacidade de aceitar que cada um tenha parte da vida independente é excelente para manter a chama acesa após o casamento. “Tesão é  fundamental em uma relação. Sem uma boa vida sexual, o sucesso do relacionamento corre vários riscos. Em especial, o da infidelidade”, afirma Tatiana.
 
Mas o que alguns casais por vezes esquecem é de primar também pelo o que especialistas chamam de ‘individualidade a dois’. Um casal feliz deve equilibrar as atividades feitas separadamente com os momentos de intimidade exclusivamente do casal. É preciso dedicar tempo aos momentos compartilhados exclusivamente um com o outro na relação.
 
"Sou casada há mais 20 anos. Uma vez por semana eu e meu marido temos o 'nosso dia'. Aquela noite em que saímos a dois, seja para dançar, ir ao cinema, jantar sem falar de trabalho ou filhos. Ficamos, só os dois,  juntos para namorar" conta a coaching de sedução e relacionamento Madalena Feliciano.
 

Casal feliz há quase 60 anos


Arilda e Newton, juntos há 57 anos e exemplo de casal feliz.


A dona de casa natural de Cabo Frio (RJ), Arilda de Almeira Monteiro (82) e o aposentado carioca Newton Alves Monteiro (91) são o exemplo do que se pode chamar de casal feliz. Casados há 57 anos, pais de quatro filhas e avós de uma moça, acreditam que o segredo de uma convivência harmoniosa é nunca ficarem brigados.
 
"Já discutimos, conversamos sobre todos os assuntos sérios, porém, nunca ficamos brigados. Nunca ficamos sem falar um com o outro. Acabou a briga, acabou o assunto", conta Dona Arilda.
 
Já para seu marido, Newton, além de nunca deixarem as questões mal resolvidas e nem ficarem remoendo os motivos que levaram a discutir a relação, o segredo de ser um casal feliz está ligado também ao equilíbrio das personalidades
 
"A diferença de temperamentos conta um pouco. Sou mais nervoso e ela é muito calma. Isto ajudou muito a equilibrar a relação", ensina o Sr. Newton.
 
Copyright fotos: iStock e Arquivo pessoal
Veja também
Este documento, intitulado 'Segredos para ser um casal feliz', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.