0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Entenda por que os homens não gostam de discutir a relação

Saiba os motivos que levam os homens a fugirem das conversas sérias sobre o relacionamento

Homens não gostam de discutir a relação.


Imaturidade ou apenas diferenças na composição do cérebro? Independente de qual seja a resposta, o certo é que os homens normalmente detestam aquela conversa para aparar as arestas do relacionamento, popularmente chamada de ‘discutir a relação’.
 
A fim de entender um pouco melhor o que os homens pensam, a ciência tem buscado respostas nas origens biológicas. Através de estudos de comportamento, tenta-se saber por que os homens são menos propensos a falarem sobre os problemas que incomodam o casal. 

Alguns estudos de universidades internacionais mostram que são dois os principais motivos desta aversão do homem a discutir a relação: primeiro porque acham perda de tempo e depois porque demoram mais a se recuperarem do estresse causado pela discussão.
 

Resolver os problemas com uma noite de sexo

Estas conclusões são frutos de diversos estudos científicos que, ao longo do tempo, têm tentado entender a diferença entre homens e mulheres. Um deles foi feito pela Universidade de Missouri, nos Estados Unidos. Os cientistas aplicaram uma pesquisa em crianças do sexo masculino entre 8 e 16 anos.
 
Após análise dos resultados, os cientistas concluíam que os meninos  pensam que uma discussão só torna os problemas maiores. Portanto, desde a mais tenra infância os homens preferem evitar o conflito e se distrair com outras atividades. Isso explicaria a tendência ancestral masculina de tentar resolver um problema de casal com uma noite de sexo, por exemplo.
 
Já uma pesquisa da Universidade do Alabama, também nos Estados Unidos, apontou que os homens demoram bem mais a se recuperarem de uma situação de estresse, quando comparado às mulheres. E daí vem a origem da resistência masculina a entrar em conflito e discutir com suas parceiras. A sensação do homem após a discussão é de que eles sempre saem perdendo, aponta o resultado do estudo.

Desculpa para não enfrentar os problemas

Autor de um livro eletrônico chamado Método do Respeito, o coaching de relacionamento Caio Cesa concorda com as pesquisas. Em linguagem mais direta, Cesa acredita ser um erro as mulheres quererem discutir a relação.

Para o coaching de relacionamento, os homens são "resolvedores" e não gostam de conversar antes de refletirem sobre um assunto. "Homens não verbalizam pormenores de seus pensamentos, eles apresentam conclusões", aponta Cesa. Para o coaching, ao insistir em discutir problemas com um homem sobre o qual ele ainda não pensou, as mulheres podem afastar mais do que aproximar seus parceiros.

Entender um pouco melhor como funcionam os homens não quer dizer esconder os problemas. À luz da psicologia, terapeutas alertam que as descobertas científicas não devem servir como desculpa para a falta de vontade de encarar um problema real do casal.
 
"Receio apenas que algumas pessoas usem a ciência para fugir de discussões fundamentais para o desenvolvimento do relacionamento. Escorar-se na ciência para justificar a imaturidade é o problema", alerta a psicanalista, especialista em atendimento a casais, Maria Helena Monteiro.
 
Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Entenda por que os homens não gostam de discutir a relação', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo