Ao vivo, Ana Maria Braga revela que retirou tumor do pulmão

Emocionada, apresentadora contou que fumou durante muitos anos, mas abandonou o vício em setembro

Apresentadora admitiu, ao vivo, que teve câncer de pulmão. "Já fiz a cirurgia e estou curada."


A apresentadora Ana Maria Braga revelou nessa segunda-feira (14), durante o programa Mais Você, da TV Globo, que teve um câncer no pulmão recentemente.

Segundo Ana Maria, o tumor já foi retirado e ela não precisou passar por sessões de quimioterapia nem radioterapia, por isso, pode voltar ao trabalho uma semana depois do diagnóstico.

O tumor foi descoberto em setembro deste ano e ela preferiu não divulgar a notícia, pois estava debilitada. Hoje, mais forte, a apresentadora deu a notícia em forma de alerta às telespectadoras do programa matinal. 

A causa do tumor, que ainda estava em estágio inicial, foi o cigarro. Ana Maria admitiu que fumou por muito tempo, mas depois de receber a notícia abandonou o vício. "Além de ser uma droga poderosa, pode matar pessoas. E parar é muito mais difícil, porque as pessoas são dependentes. Fumei durante muitos anos e parei esse ano e em uma circunstância terrível", afirmou.

O companheiro da apresentadora foi seu maior incentivador: "Bill, meu companheiro, me cobra muito e comecei a fazer ginástica. Ele dizia para eu parar de fumar e que eu precisava fazer alguns exames. Ele tanto insistiu que marquei uma consulta. Fiz uma tomografia e quando eu saí disseram que acharam uma coisa pequena, um início de um tumor cancerígeno (...). Fui para a internação e me operei em uma manhã de sexta-feira", contou. 

Emocionada, a apresentadora recebeu os médicos que a acompanharam durante a doença. O oncologista Antonio Carlos Buzaid, responsável pelo tratamento, deu a boa notícia: "Você teve muita sorte, foi o menos grave. Com 6 mm não é um tamanho muito grande. Mas se você esperasse ter sintomas, poderia ser pior. Mas a sua cura é próxima de 100%", disse o médico.

Ana Maria já enfrentou um câncer de pele em 1991 e descobriu, em 2001, que estava com câncer na virilha e no reto. Depois de um mês fazendo sessões de quimioterapia, ela retornou ao trabalho, curada.

Copyright foto:  Marcello Sá Barretto e Alex Palarea / AgNews
Veja também
Este documento, intitulado 'Ao vivo, Ana Maria Braga revela que retirou tumor do pulmão', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.