0
Obrigado

Como impressionar na decoração de casamento sem gastar uma fortuna

A vantagem de economizar nos detalhes é ter a oportunidade de fazer uma festa original e personalizada

Usando a criatividade, os noivos podem investir numa decoração que cabe no bolso.


Existem casais que gastam enormes quantias em dinheiro para decorar a festa de casamento. Outros preferem economizar nestes detalhes para investir em particularidades, como um DJ badalado ou ainda aquele hotel incrível à beira mar para a lua de mel.  E a vantagem de economizar na decoração das bodas é justamente essa. 

Para não estourar a estimativa de gastos com grandes arranjos de mesa ou guardanapos de algodão egípcio na festa de casamento, em primeiro lugar é importante escolher o estilo de decoração. Festas grandiosas, com rosas colombianas, por exemplo, custam muito mais que comemorações mais simples, com arranjos menores de flores do campo. Itens customizados e até mesmo reciclados também podem dar um toque de originalidade sem pesar no bolso.

“É possível economizar em todos os itens de um casamento. Mas economizar na decoração, além de outras coisas como vestido, buffet e locação do espaço de festas, nos dão a sensação de um grande alívio financeiro, pois são itens que geralmente têm custos mais variados e muitas vezes assustadores”, alerta Sammia Vilela, jornalista e fundadora do blog Casando Sem Grana.

Mãos à obra

Se os noivos realmente quiserem baixar os custos com decoração de casamento, vão precisar colocar a mão na massa. “Reutilizar itens que iriam para o lixo ou pegar emprestado outros que estão encostados em nossas casas são boas alternativas para a customização . É definitivamente um caminho para a economia”, explica Sammia. Seguindo esta linha, uma decoração rústica permite que objetos sejam reaproveitados, como garrafas, pallets e "tralhas" de família.
 
Muitos artigos que compõem a decoração de um casamento podem ser feitos, sim, pelos noivos: kits de banheiro, menu da festa, lembrancinhas e arranjos mais simples para enfeitar a Igreja. Se preferir encontrar fornecedores para o serviço, é preciso pesquisar muito antes de fechar o negócio, porque a variação dos preços pode ser enorme. “Comece pelos guias online e busque em seu próprio bairro fornecedores locais”, aconselha.

Escolha das flores 

As flores da estação nem sempre são as opções mais baratas para decoração do casamento. As orquídeas, que estão em alta nas festas, são caras o ano todo. Ao contrário das flores do campo e até mesmo das rosas, que possuem valores mais acessíveis“O mesmo gasto em um casamento com flores pode ser feito em um sem elas. O que vai definir economia são as quantidades. Quanto mais arranjos (e arranjos volumosos e altos), mais caro ficará seu orçamento”, esclarece a blogueira. 

Arranjos com muitas folhagens, com apenas um ou no máximo dois tipos de flores, costumam sair mais em conta. Assim como composições que levam penduricalhos que podem ser encontrados facilmente no comércio popular. 

Dicas básicas para economizar

Na igreja:
- Evite usar muitos arranjos altos e volumosos, optando por menores e mais discretos;
- Se for possível dividir sua data com outra(s) noiva(s), o custo com a decoração será dividido entre todas;
- Opte por um tapete simples para a entrada e conte com a beleza da capela para ser a chave da sua decoração.

No espaço da festa
- Arranjos baixos e customizados nas mesas;
- Use flores nacionais e as mais baratas da época;
- Escolha sousplats, louça do buffet, mobiliário do espaço, toalhas de mesas mais simples. 

Faça você mesma

O blog Casando sem Grana mostra como fazer um arranjo incrível gastando pouco. Confira:

Arranjo floral fácil e prático de fazer.

Você vai precisar de:
– Um copo de vidro
– Folhagem verde
– Flores
– Esponja floral
– Durex
– Tesoura

Passo a passo:
- Recorte a esponja floral de um tamanho que caiba no fundo do copo;
– Esconda o interior do copo com folhagem verde;
– Faça uma espécie de grade usando o durex (isso vai ajudar a manter as flores nos lugares);
– Espete as flores.

Copyright foto: iStock/ Reprodução - Blog Casando sem Grana/ Pinterest
Este documento, intitulado 'Como impressionar na decoração de casamento sem gastar uma fortuna', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.