Decoração de Natal: confira ideias criativas e baratas
A época de festas está chegando e o momento de decorar a casa para celebrar o Natal também. Que tal inovar neste ano e fazer você mesma os enfeites para esta data especial?
Não é preciso investir muito dinheiro e tempo para ter uma decoração de Natal que traz todo o espírito de paz e alegria desta época do ano. Mesmo com um orçamento baixo, você pode reaproveitar materiais e objetos para fazer seus próprios enfeites de Natal.
Com um pouco de criatividade, é possível deixar sua casa linda e charmosa criando objetos de decoração para a mesa da ceia de Natal ou para sala de estar e ainda guirlandas na porta de entrada. Para entrar no clima natalino, A Revista da Mulher fez uma seleção no Pinterest de peças fáceis de fazer para decorar a casa toda com bom gosto e estilo.
Castiças com taças
Algumas sugestões de decoração para fazer em casa são tão fáceis que nem precisam de passo a passo ou tutoriais em vídeo. Sabe aquelas taças de vinho esquecidas no armário da cozinha? É só virá-las de cabeça para baixo, incluindo bolas ou galhos secos no interior, e velas no topo. Voilá! Você terá um lindo castiçal personalizado para a mesa da ceia ou para enfeitar cantinhos da casa.
Copyright foto: Reprodução/Pinterest
Enfeite com canela em pau
Reaproveite aqueles vidros de conservas ou geleias, que você guarda mas dificilmente usa, para criar um arranjo bonito e original. É só colocar uma vela dentro do vidro (que também pode ser um copo pequeno), rodear com canela em pau e finalizar com um laço de fita, verde ou vermelha.
Copyright foto: Reprodução/Pinterest
Luminária sustentável
As garrafas de vidro de refrigerantes, água e bebidas de maneira geral podem se transformar em vasos ou ainda luminárias. Basta colocar aquelas luzes pisca-pisca dentro do objeto limpo e pronto! Veja a dica do blog "Eu Faço a Festa" de como fazer:
1) Para começar, retire os rótulos das garrafas e deixe-as bem limpas e secas;
2) Coloque as luzes pelo gargalo da garrafa, fazendo uma distribuição uniforme. (O fio que deverá ser ligado a tomada, deverá ficar em suas mãos durante todo o procedimento, para não correr o risco de colocá-lo dentro da garrafa);
3) Agora, basta colocar a rolha ou a tampa de volta na garrafa, disfarçando a passagem do fio e ligar a luz na tomada!
4) Não se esqueça de deixar o fio na parte que ficará escondida!
Copyright foto: Reprodução/Pinterest
Pratos enfeitados
Este enfeite singelo para os pratos deixa a mesa da ceia ainda mais atraente. Escolha um ramo de alecrim bem bonito e uma fita, que pode ser rústica como esta da foto ou ainda de cetim em tons que lembram o Natal, como dourado, prateado ou vermelho. Para arrematar, escolha uma bola pequena que será envolvida pelo laço.
Copyright foto: Reprodução/Pinterest
Arranjos com bolas
As bolas de Natal são acessórios baratos e versáteis, que podem ser combinados com os mais diversos objetos para criar o clima aconchegante do Natal. Estes enfeites tradicionais da árvore ganham versões repaginadas, decorando vasos, badejas, copos, entre outros. Para finalizar os enfeites, abuse das fitas coloridas, pinha e ramos de árvores.
Copyright foto: Reprodução/Pinterest
Sinos recicláveis
Os sinos de Natal anunciam a boa nova do nascimento de Jesus. Traga toda essa energia mágica para sua casa, criando sininhos a partir de cápsulas de café espresso. Para fazer esses enfeites, você vai precisar destas cápsulas vazias e um pouco de criatividade.
Faça um furo com uma agulha no centro da superfície da embalagem e, através dele, passe uma fita da cor de sua preferência. Insira uma conta (escolha um tom que esteja em harmonia com a cor das capsulas) e finalize com um nó na ponta da fita. Na outra extremidade na mesma fita insira outra capsula e repita o procedimento. Depois é só fazer um laço com a fita entre as capsulas. Faça quantos laços quiser, e pendure-os pela casa (na porta, árvore de Natal, etc)
Copyright foto: Reprodução/Pinterest
Anjos de papel
Os anjos também são figuras icônicas do Natal e não podem faltar na decoração nesta época do ano. Com um papel mais durinho, tipo Canson ou cartolina mesmo, você consegue criar as formas para fabricar um recipiente de doces criativo que fará a alegria da criançada.
Este suporte embaixo da figura, que contém as balas, pode ser elaborado com próprio papel: deve-se formar um cone sem ponta (ou tronco de cone), não se esquecendo de criar um fundo para o recipiente. Se preferir, é possível substituí-lo por uma lata ou copo de vidro pequenos.
Já a "saia" do anjo deve ser feita em formato de cone. Ao montar o recorte, deixe espaço para colar um palito de dente na ponta do cone. A cabecinha do anjo pode ser uma bolinha de isopor encaixada no palito. Em seguida é só colar as asas e acrescentar a auréola. Para anjinhos personalizados, você pode utilizar aplicações de glitter ou colagens de papéis coloridos.
Copyright foto: Reprodução/Pinterest
Pinhas
Com apenas um corte reto e estreito de tecido (ou fita) dourado, vermelho ou xadrez, é possível criar uma decoração super criativa para a mesa da ceia. Para completar, amarre (ou cole com cola quente) cada extremidade o tecido junto a uma pinha, deixando-a suspensa na mesa. As pinhas são muito usadas nessa época do ano, já que representam a esperança e união.
Copyright foto: Reprodução/Pinterest
Vaso de lata
Inúmeras possibilidades de decoração podem ser elaboradas com referências nas vestimentas do Papai Noel. Para fazer esse vaso é muito simples: basta pintar de vermelho vivo uma lata de alumínio ou encapá-la com um papel contact e pronto. O detalhe do cinto pode ser feito com um acessório de verdade, adquirido em lojas populares, ou ainda confeccionado em casa, com papel camurça preto.
Copyright foto: Reprodução/Pinterest
Talheres exclusivos
Com uma cartolina colorida (verde ou vermelha) você consegue fazer um porta-talheres personalizado para deixar sua mesa ainda mais bonita e organizada para a ceia. Para os detalhes, use papel camurça preto e glitter.
Copyright foto: Reprodução/Pinterest
Reinventado objetos
Bolas antigas ou ainda peças em isopor ganham cara nova quando encapadas com retalhos de tecidos. Na finalização, fitas de cetim de diversas cores, raminhos e flores de plástico conferem um charme especial às peças. Para poder pendurar o item na árvore ou guirlandas, insira alfinetes ou crie uma alça com uma fita. É possível também usar as bolas para decorar vasos.
Copyright foto: Reprodução/Pinterest
Charme das pérolas
As pérolas conferem um charme especial à decoração: elas podem ser usadas avulsas em vasos e recipientes de vidros, combinadas com velas, ramos de árvores e bolas de Natal. Estas pérolas também podem ser espalhadas pela mesa da ceia, criando um efeito rústico e super moderno ao mesmo tempo.
Aproveite recipientes como refratários ou tigelas de vidro para fazer arranjos incríveis usando este material barato e que pode ser encontrado em diversas lojas populares.
Copyright foto: Reprodução/Pinterest
Conchas mágicas
As guirlandas são os acessórios mais usados nas portas das casas para anunciar a chegada do Natal. E que tal fazer um arranjo diferente, usando as conchas da cozinha como suporte para velas e outros objetos que lembram o Natal? Basta usar a criatividade, escolher alguns itens como flores, pinhas e ramos secos ou aqueles artificiais de árvores natalinas para elaborar arranjos que adornam janelas e portas.
Copyright foto: Reprodução/Pinterest
Cadeiras decoradas
As cadeiras ganham vida nova com acessórios personalizados em motivos de Natal. Para criar o arranjo da foto, amarre um pedaço de fita de cetim vermelho ao redor do objeto e complemente com bolas de Natal, pinhas ou ramos artificiais. É muito fácil, prático e o efeito na sala de jantar promete arrancar elogios dos convidados.
Copyright foto: Reprodução/Pinterest
Dourado mágico
O dourado é uma das cores mais usadas nesta época e uma ótima opção para a decoração natalina. Para fazer estes vasos exclusivos, separe algumas garrafas vazias, tinta spray dourada, glitter e cola.
Como fazer? Primeiro proteja as mãos da tinta com luvas de plástico. Aplique o spray em todo o objeto e deixe secar. A seguir, coloque uma camada fina de glitter para dar o toque final.
Copyright foto: Reprodução/Pinterest
Guirlandas com rolhas
Uma versão mais divertida da guirlanda pode ser feita com rolhas de cortiça. Use como base uma guirlanda de palha e cole por cima as rolhas com o auxílio de cola quente. Lembre de aplicar a cola em toda da extensão da rolha. Repita o processo até cobrir toda a palha. Em seguida, cole as outras rolhas de maneira aleatória (quanto mais rolhas você usar, mais volumosa será a sua guirlanda). Por último, cole um laço vermelho na parte lateral superior da guirlanda.
Copyright foto: Reprodução/Pinterest
Luminária de lata
No natal as casas costumam ficar mais iluminadas. Para inovar na iluminação sem gastar muito, que tal usar latas de atum para fazer uma decoração delicada e romântica?
Para fazer as iluminarias da foto, corte um pedaço de barbante de cerca de 1/2 m. Em seguida passe o barbante em volta da lata e dê um nó. Encape a lata com o papel ou tecido com motivos de sua preferência, com o auxílio da cola quente. Depois, corte outro pedaço de barbante e faça um laço para em seguida colá-lo na parte superior da lata.
Faça a quantidade que desejar e depois pendure na parede de forma irregular (espalhadas e em alturas diferentes). Para finalizar, acenda as velas e coloque-as dentro das latinhas.
Copyright foto: Reprodução/Pinterest
Árvore de natal com fotos
Natal é um momento de reunir a família. E uma ideia para deixar o ambiente ainda mais intimista é fazer uma árvore de natal com fotos. Selecione as fotos mais divertidas e memoráveis da família e cole-as na parede com fita adesiva dupla face, no formato de árvore de natal. Em seguida, cole o pisca-pisca sobre as fotos para deixar a árvore mais charmosa e natalina.
Copyright foto: Reprodução/Pinterest
Este documento, intitulado 'Decoração de Natal: confira ideias criativas e baratas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.