0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

40 anos de Angelina Jolie em 40 fatos

Sempre dando o que falar, Angelina Jolie completa 40 anos em 2015 com muitas histórias e polêmicas envolvendo sua vida pessoal e profissional como musa de Hollywood; conheça 40 fatos da trajetória da atriz

Sempre bela, Angelina Jolie comemora 40 anos de vida no dia 04 de junho. Conheça 40 fatos sobre a esposa de Brad Pitt.


Não é só o sucesso nas telonas que faz de Angelina Jolie uma das mulheres mais poderosas de Hollywood. Completando 40 anos nesta quinta-feira (04), a atriz sempre chamou a atenção pela notável beleza e pelo envolvimento em polêmicas, passando a ser mundialmente famosa pela dedicação à causas humanitárias em países de extrema pobreza e zonas de guerra.

Vencedora de um Oscar e três Globo de Ouro, Angelina vem construindo uma carreira consistente desde a década de 1990. De lá para cá, consolidou-se como estrela global e hoje acumula o título de cineasta, com três filmes sob sua direção. Entre fatos sombrios de sua adolescência e o casamento majestoso (e duradouro) com o astro Brad Pitt, conheça 40 fatos que marcaram a trajetória da musa.

Copyright foto: ADMEDIA/SIPA

1 - Início das aulas de atuação

Nascida em Los Angeles, Angelina Jolie começou a ter aulas de atuação aos 11 anos.


Angelina Jolie começou os estudos para se tornar atriz profissional quando tinha apenas 11 anos. Rodeada pela família de atores, a pequena ingressou na aclamada escola Lee Strasberg Theatre Institute, em Los Angeles, sua cidade natal. Porém, pouco tempo depois, abandonou as aulas por vontade própria.

Copyright foto: DI CROLLALANZA ARALDO/SIPA

2 - Diretora de funerária

Excêntrica desde pequena, Angelina Jolie dizia que gostaria de ser diretora de funerária quando crescesse.


Por volta dos 14 anos, Angelina passou a usar roupas pretas, no estilo gótico, e dizia que gostaria de ser uma diretora de funerária quando crescesse. A ideia da “profissão dos sonhos” foi o que motivou a desistência do curso de teatro. 

Copyright foto: ALL STAR/SIPA

3 - Relacionamento conturbado com o pai

Angelina Jolie ao lado do pai, Jon Voight (esquerda), e do irmão mais velho, James Haven, em 1999.


Angelina Jolie é filha dos atores Jon Voight e Marcheline Bertrand. Desde a infância, a relação entre filha e pai foi marcada por desentendimentos, sobretudo pelo fato de Voight ter traído a esposa, deixando a família para trás. Apesar da tensão, os dois chegaram a contracenar no filme Lara Croft: Tomb Raider, de 2001. Mas a reaproximação profissional não melhorou em nada a relação entre pai e filha.

Em 2002, Angelina decidiu por excluir legalmente Voight de seu sobrenome e a atitude fez o ator declarar em um programa de televisão que a filha deveria procurar ajuda por ter “sérios problemas mentais”. Por volta de 2009, os dois iniciaram um processo de reconciliação com incentivo de seu atual marido, o ator Brad Pitt. 

Copyright foto: ADC-DIFFUSION/SIPA

4 - A mãe de Angelina Jolie

Angelina Jolie com a mãe, Marcheline Bertrand, em 2001.


Diferente do pai, a mãe de Angelina Jolie sempre esteve presente no desenvolvimento da filha. Após a separação de Jon Voight, Marcheline Bertrand levou os filhos de Los Angeles para Nova York. A atriz acompanhou a evolução dos filhos até sua morte em 2007, vítima de câncer.

Copyright foto: KEVORK DJANSEZIAN/AP/SIPA

5 - O irmão mais velho

Angelina Jolie ao lado do irmão, James Haven, em evento beneficente em 2005.


A atriz tem um único irmão, James Haven, dois anos mais velho. Como ela, ele também seguiu a carreira de ator e contracenou com Angelina em três filmes: Gia: Fama e Destruição, A Cozinha do Inferno e Pecado Original.

Copyright foto: Erik C Pendzich/Rex F/REX/SIPA

6 - Estrela de videoclipes

Angelina Jolie em cena no clipe de “Anybody Seen My Baby”, dos Rolling Stones.


Aos 16 anos, Angelina assinou contrato com a agência Finess Model Management, dando início à sua carreira de modelo. Pouco tempo depois, começou a fazer participações em videoclipes de bandas e artistas famosos, como em “Stand by My Woman”, de Lenny Kravitz, e “Anybody Seen My Baby”, dos Rolling Stones.

Copyright foto: Reprodução/Youtube

7 - Coleção de facas

Angelina Jolie em cena do filme Lara Croft: Tomb Raider - A Origem da Vida: atriz era fascinada por facas quando era jovem.


Sempre excêntrica, a atriz revelou que colecionava facas e adagas quando era jovem. Apaixonada pelas lâminas, ela chegou a aprender a atirá-las na adolescência e até as usava em seus jogos sexuais com namorados da época.

Copyright foto: REX FEATURES/SIPA

8 - Uso de drogas

Angelina Jolie admite que usou, quando jovem, diversos tipos de drogas, entre elas maconha, cocaína, heroína e LSD.


Em entrevista para a edição britânica da revista Cosmopolitan em 2007, Angelina contou que experimentou "todos os tipos de drogas”, entre elas maconha, cocaína, heroína e LSD, durante sua juventude. Porém, a atriz garante que já não faz uso de entorpecentes.

Copyright foto: Damiain Dovarganes/AP/SIPA

9 - Os primeiros filmes da carreira

Angelina Jolie em cena do filme Hackers, de 1995.


No cinema, Jolie fez sua estréia ao lado do pai, Jon Voight, em Lookin' to Get Out (1982), quando tinha 7 anos. Uma década mais tarde, ela atuaria em Cyborg 2 (1993), uma produção de baixo orçamento, que impulsionou seu primeiro papel principal, no filme Hackers (1995).

Copyright foto: Reprodução/Warner Bros

10 - Homossexualismo

Angelina Jolie namorou com a modelo Jenny Shimizu (de pé, no centro) após se conhecerem nas filmagens do filme Rebeldes.


Já não é segredo para ninguém que Angelina Jolie teve um relacionamento de longa data com a modelo Jenny Shimizu. As duas se conheceram em 1996 durante as filmagens de Rebeldes, mas o namoro só engatou depois do lançamento do filme.

Copyright foto: Reprodução/Red Mullet Productions/Rysher Entertainment 

11 - Casamentos

Angelina Jolie e o ex-marido Billy Bob Thornton, em foto de 2002.


Antes de se assumir bissexual, Angelina Jolie selou a união com o ator Jonny Lee Miller, seu par romântico no filme Hackers (1995). O casamento durou de 1996 a 1999 e, logo depois, a atriz oficializou o romance com Billy Bob Thornton. Apesar de o segundo casamento ter durado apenas dois anos, ela chegou a tatuar o nome do marido no antebraço esquerdo, apagando a imagem após o divórcio.

Copyright foto: PROUSER ROS/SIPA

12 - Primeiro prêmio da carreira

Angelina Jolie em cena do filme George Wallace (1997).


O primeiro sinal de reconhecimento como atriz veio em 1998, quando ganhou seu primeiro Globo de Ouro pelo papel de Cornelia Wallace no filme George Wallace (1997). Depois disso, a carreira de Angelina teve uma verdadeira impulsionada, atraindo trabalhos que viriam a marcar sua trajetória no cinema.

Copyright foto: Reprodução/WARNER BROS

13 - Angelina na pele de Gia Carangi

Angelina Jolie no papel da modelo Gia Carangi.


Ainda em 1998, Angelina ganhou os holofotes por sua atuação no polêmico Gia - Fama e Destruição, cinebiografia sobre a modelo Gia Carangi, que teve uma carreira marcada pelo envolvimento com drogas e álcool, bissexualismo e AIDS. O papel rendeu o segundo Globo de Ouro e outros 4 prêmios a Angelina, além de uma nomeação ao Emmy.

Copyright foto: WEBER/SIPA

14 - Suicídio

Em 1999, a jovem atriz cogitou o suicídio e chegou a contratar um pistoleiro para matá-la.


Por conta de frustrações profissionais e problemas de autoestima, Angelina cogitou suicidar-se em 1999. Em uma entrevista publicada pela revista Rolling Stone na época, a atriz revelou que chegou a contratar um pistoleiro para matá-la, mas que acabou convencida pelo “carrasco” a não morrer. 

Copyright foto: DI CROLLALANZA ARALDO/SIPA

15 - O Colecionador de Ossos

Angelina Jolie contracena com Denzel Washington em O Colecionador de Ossos.


Passada a turbulência, Angelina trabalhou ao lado de Denzel Washington em O Colecionador de Ossos (1999), sendo o primeiro grande sucesso comercial de sua carreira. 

Copyright foto: Reprodução/Universal Pictures

16 - Primeiro Oscar

Angelina Jolie no dia em que recebeu o Oscar de Atriz Coadjuvante pelo papel no filme Garota, Interrompida.


Em 2000, seu papel no filme Garota, Interrompida rendeu um Oscar (o único de sua carreira) e seu terceiro Globo de Ouro, ambos de atriz coadjuvante. No longa, Angelina contracena com Winona Rider, interpretando uma das garotas internadas no hospital psiquiátrico onde se passa a trama.

Copyright foto: NIVIERE/ASLAN/SIPA

17 - Dos games para a telona

Angelina na pele da heroína de videogame Lara Croft.


Foi na pele da heroína de videogame Lara Croft que Angelina alcançou grande sucesso. No filme Lara Croft: Tomb Raider (2001), ela quase dispensou o uso de dublês, realizando cerca de 80% das cenas de ação. Com corpo e beleza invejáveis, a atriz dava o primeiro grande passo como estrela internacional.

Copyright foto: ADC/DIFFUSION/SIPA

18 - Causas humanitárias

Angelina Jolie em visita à um campo de refugiados na Tailândia, em 2002.


Ainda em 2001, Jolie passou a se engajar em causas humanitárias, promovendo trabalhos com refugiados em zonas de guerra e de extrema pobreza. A atriz foi logo nomeada Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) por seu trabalho em países como Serra Leoa, Tanzânia e Paquistão.

Copyright foto: SUKREE SUKPLANG/AP/SIPA

19 - Adoção do primeiro filho

Angelina Jolie com o filho Maddox, em foto de 2004.


Após conhecer o Camboja nas gravações do filme Lara Croft: Tomb Raider, a atriz adotou um bebê cambojano em 2002, chamado Maddox. Dois anos depois, Angelina foi nomeada cidadã cambojana em reconhecimento aos seus esforços para preservar a vida ecológica do país.

Copyright foto: BANDERILLAS PIX/SIPA

20 - Sadomasoquismo

Prazer através da dor: Angelina Jolie revelou em 2003 ser adepta do sadomasoquismo.


Em uma polêmica entrevista concedida ao tablóide inglês The Sun, em 2003, Angelina Jolie comentou sobre seu envolvimento com fetiches sadomasoquistas. "Sempre me achei levada, mas quando me envolvi com o estilo de vida sadomasoquista descobri que tinha gente muito pior do que eu. Não posso deixar de reconhecer que isso me fascina", declarou ao jornal na época.

Copyright foto: ADC/DIFFUSION/SIPA

21 - Relacionamento com Brad Pitt

Angelina Jolie e Brad Pitt em cena de Sr. e Sra. Smith: romance na vida real começou em 2005.


Angelina Jolie conheceu Brad Pitt nas filmagens de Sr. e Sra. Smith (2005), em que interpretam um casal de agentes secretos. A dupla engatou o romance na vida real no mesmo ano em que o filme foi lançado, depois que o ator se divorciou de Jennifer Aniston – muitos chegaram a acusar Brad de traição, o que é negado pelo galã até hoje. Depois de muitos anos juntos e com a família formada, os dois casaram-se oficialmente em 2014.

Copyright foto: Reprodução/Fox Filmes

22 - Prêmio Humanitário Global

Angelina Jolie na cerimônia de entrega do Prêmio Humanitário Global, em 2005.


Em 2005, a atriz recebeu o Prêmio Humanitário Global pela Associação das Nações Unidas dos EUA por seu trabalho com refugiados enquanto Embaixadora da Boa Vontade da ONU. Na época, Angelina já havia viajado para mais de 20 países representando a organização.

Copyright foto: Rex Features/REX/SIPA

23 - Fundação Jolie-Pitt

Angelina Jolie e Brad Pitt visitam refugiados colombianos na Costa Rica, em dezembro de 2006.


Junto com Brad Pitt, Angelina criou a Maddox Jolie-Pitt Foundation em 2006 para contribuir financeiramente com causas ecológicas e combater a pobreza ao redor do mundo. A fundação já existia desde 2003, mas acabou sendo expandida com a ajuda do ator, que acabou se engajando nos trabalhos humanitários da atriz.

Copyright foto: SIPA USA/SIPA

24 - Primeiro filho biológico do casal

Angelina Jolie com a filha Shiloh, em 2007.


No dia 27 de maio de 2006, a atriz deu à luz, na Namíbia, o primeiro filho biológico do casal, Shiloh Nouvel Jolie-Pitt. Sempre na mira dos paparazzi, a garotinha chamou a atenção aos 4 anos quando passou a se vestir com roupas masculinas. “Ela gosta de se vestir como um menino. Ela quer ser um menino. Então, tivemos que cortar o cabelo dela. Ela gosta de usar tudo que é masculino. Ela pensa que é como os irmãos dela”, declarou Angelina Jolie à revista Vanity Fair em 2010. 

Copyright foto: THUILE/KIKA PRESS/SIPA

25 - Gêmeos valiosos

A primeira imagem de Angelina Jolie e Brad Pitt com os gêmeos Knox Leon e Vivienne Marcheline foi vendida por cerca de US$15 milhões para a revista norte-americana People.


Em 2008, Angelina ficou grávida dos gêmeos Knox Leon e Vivienne Marcheline. As crianças nasceram em Nice, na França, e a primeira foto dos bebês foi vendida por cerca de US$15 milhões para a revista norte-americana People e cerca de US$11 milhões para a revista britânica Hello. O dinheiro foi depois destinado a causas humanitárias defendidas pelo casal.

Copyright foto: Reprodução/People

26 - Atriz mais bem paga de Hollywood

Angelina Jolie foi eleita a atriz mais bem paga de Hollywood pela revista Forbes em 2009, 2011 e 2013.


Angelina Jolie foi nomeada a atriz mais bem paga de Hollywood pela revista Forbes em 2009, 2011 e 2013. A publicação também elegeu a atriz como a celebridade mais poderosa de Hollywood em 2013, encabeçando a seleção de 100 famosos da indústria cinematográfica.

Copyright foto: Evan Agostini/AP/SIPA

27 - Ela é a própria Relações Públicas

Angelina Jolie dispensa publicistas e cuida de sua imagem por conta própria.


Nada de representantes ou intermediários. Angelina Jolie é sua própria Relações Públicas. A atriz é uma das poucas celebridades de Hollywood que dispensa publicistas na hora de falar em público. Ou seja, ela cuida da própria imagem.

Copyright foto: AP/SIPA

28 - Indicação ao Oscar de Melhor Atriz

Angelina Jolie em cena do filme A Troca (2008).


Apesar dos muitos reconhecimentos em sua carreira, Angelina teve apenas uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Ela concorreu na categoria em 2009 pelo trabalho no filme A Troca (2008), dirigido por Clint Eastwood. Na ocasião, Kate Winslet foi quem levou o prêmio. 

Copyright foto: Reprodução/Universal Pictures

29 - Dupla explosiva

Angelina Jolie contracena com Johnny Depp no filme O Turista (2010).


Outro filme que colocou Angelina Jolie em evidência foi O Turista (2010), em que contracenou com Johnny Depp. Graças ao trabalho, a atriz ganhou um Teen Choice Award e foi nomeada ao Globo de Ouro e ao People's Choice Award. Bem recebido pelo público, o longa arrecadou mais de US$ 275 milhões nas bilheterias ao redor do mundo.

Copyright foto: Reproduçao/Sony Pictures

30 - Pilota de avião

Angelina Jolie tem licença que a permite pilotar aviões monomotores e jatos particulares.


Não é cena de um filme de ação. Angelina Jolie é realmente uma pilota de aviões. Desde 2005, a atriz tem o brevê que a permite pilotar jatinhos particulares e aviões monomotores. Além de ter a licença, ela é dona de um monomotor modelo Cirrus SR22 – a aeronave particular da família Jolie-Pitt. 

Copyright foto: ZXING/SNAPPIX/SIPA

31 - Estreia como diretora

Angelina Jolie durante as filmagens de Na Terra de Amor e Ódio (2011), filme que marcou sua estreia na direção.


Sempre na frente das câmeras, Angelina fez sua estréia como diretora de cinema com o drama Na Terra de Amor e Ódio (2011). A atriz foi também a roteirista do longa que se passa durante a guerra entre bósnios e sérvios, entre 1992 e 1995.

Copyright foto: Ken Regan/AP/SIPA

32 - Estrela da Louis Vuitton

Angelina Jolie estrela campanha milionária da Louis Vuitton em 2011.


Diferente de muitas estrelas de cinema, Angelina Jolie não se envolveu muito com o meio da moda. Suas poucas contribuições foram entre 2006 e 2008, quando foi garota-propaganda das marcas St. John e Shiseido, e em 2011, quando fechou um contrato de cerca de US$ 10 milhões com a Louis Vuitton para uma única campanha. 

Copyright foto: Reprodução/Louis Vuitton

33 - Enviada Especial da ONU

Angelina Jolie encontra refugiado sírio na Turquia como parte de seus trabalhos como Enviada Especial da ONU.


Depois de anos dedicados aos trabalhos com refugiados da ONU, Angelina foi nomeada, em abril de 2012, Enviada Especial do Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados - agência liderada pelo ex-primeiro-ministro português António Guterres. De acordo com a organização, na nova função, a atriz se concentra “em grandes crises que resultam em deslocamento populacional em massa, defende e representa o ACNUR a nível diplomático e se dedica a encontrar soluções duradouras para as pessoas que são vítimas dos conflitos".

Copyright foto: Jason Tanner/AP/SIPA

34 - Mastectomia

Angelina Jolie passou por uma dupla mastectomia em 2013 para diminuir o risco de cancêr de mama no futuro.


Em 2013, a atriz declarou publicamente que passou por uma dupla mastectomia preventiva para evitar um possível câncer de mama no futuro. A decisão de Angelina foi divulgada em um artigo escrito por ela mesma, publicado no jornal The New York Times, em maio daquele ano. Dois anos depois, ela voltou a escrever para o jornal, dessa vez revelando ter feito uma cirurgia de retirada dos ovários também por causa do risco de câncer.

Copyright foto: GLOBELINK/SIPA

35 - Tatuagens

Estima-se que Angelina Jolie tenha 14 tatuagens espelhadas pelo corpo.


É estimado que Angelina Jolie tenha 14 tatuagens pelo corpo. Além de um tigre na parte de baixo das costas, a atriz é conhecida por ter em seu braço esquerdo as coordenadas geográficas dos locais de nascimento de cada um de seus seis filhos. 

Copyright foto: QUAGLIA/SIPA

36 - Segundo filme sob sua direção

Angelina Jolie entre os atores Takamasa Ishihara e Jack O'Connell, na première do filme Invencível em Londres, em novembro de 2014.


Angelina Jolie se lançou novamente como cineasta com o filme Invencível, lançado em 2014. No longa, o espectador acompanha a vida de Louis Zamperini (interpretado por Jack O'Connell), atleta olímpico que foi feito prisioneiro de guerra pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

Copyright foto: Jonathan Hordle/REX/REX/SIPA

37 - A família Jolie-Pitt

Família grande: Angelina Jolie e Brad Pitt posam com todos os filhos para foto no dia da cerimônia oficial de seu casamento, em 2014.


Depois de assumirem o relacionamento, Angelina Jolie e Brad Pitt foram juntos à Etiópia em 2005 para adotar Zahara Marley, que vivia em um orfanato. No mesmo ano, Pitt iniciou o processo legal de adoção do primeiro fillho adotivo de Angelina, Maddox. Em 2006, o casal concebeu a primeira filha biológica, Shiloh, e um ano depois, decidiu adotar o pequeno Pax Tien, nascido no Vietnã. A família Jolie-Pitt se completou em 2008, com o nascimento dos gêmeos Knox Leon e Vivienne Marcheline

Em abril de 2015, o jornal inglês The Express informou que o casal está planejando adotar um sétimo filho. De acordo com a fonte consultada pela publicação, os dois estariam interessados em acolher uma garotinha síria, vítima dos conflitos armados no país. A informação nunca foi confirmada ou negada pelos atores.

Copyright foto: Reprodução/People

38 - Regras da casa

Angelina segue a regra dos três terços para manter as economias da família em ordem.


Angelina Jolie tem uma filosofia simples para manter a economia da família em ordem. A regra seguida pela atriz prevê que ela gaste 1/3 do que ganha, doe 1/3 do que recebe e guarde 1/3 do total para o futuro de todos. Prático e bom para todos.

Copyright foto: Jordan Strauss/AP/SIPA

39 - Vilã infantil

Angelina Jolie na pele da vilã em Malévola (2014).


A última atuação de Angelina Jolie foi em Malévola (2014), dos estúdios Disney, recriando a história da Bela Adormecida. No longa, a atriz contracenou com sua filha caçula Vivienne. Até julho do mesmo ano, o filme havia ultrapassado a marca dos US$ 700 milhões arrecadados mundialmente.

Copyright foto: Reprodução/DISNEY/BUENA VISTA

40 - Próximo desafio nos cinemas

By The Sea, terceiro filme dirigido por Angelina Jolie, deve chegar aos cinemas em novembro de 2015.


Sempre com projetos em vista, Angelina Jolie já tem sua próxima investida nos cinemas. By The Sea, terceiro filme dirigido e estrelado pela atriz, deve ser lançado em novembro de 2015. No longa ambientado na França dos anos 70, a atriz irá atuar ao lado do marido, Brad Pitt. Mais detalhes devem ser revelados em breve. Aguarde!

Copyright foto: SIPANY/SIPA

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado '40 anos de Angelina Jolie em 40 fatos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo