Dicas de beleza: 10 atitudes a serem banidas
Para ter uma pele e cabelos ainda mais bonitos é preciso tomar alguns cuidados. Conheça os hábitos ruins que devem ser evitados e os truques para estar sempre linda
Proteger-se do sol, remover a maquiagem todos os dias, escolher produtos adaptados a sua pele são algumas resoluções que fazem toda a diferença. Com um pouco de motivação (e colocando a preguiça de lado) é possível conservar a beleza de seus cabelos e pele e manter uma aparência jovem por mais tempo. Basta corrigir alguns hábitos ruins e adotar atitudes simples (mas eficazes) que não tomam muito tempo.
Copyright foto: iStock
Não deixe de tirar a maquiagem
Deixar a pele coberta de maquiagem a noite inteira dilata os poros e provoca o aparecimento de imperfeições: espinhas, irritações... sem falar das manchas no travesseiro.
Um bom hábito
Mesmo depois de um dia de trabalho extenuante ou de uma farra noturna, remova a maquiagem. Use lenços apropriados ou um algodão embebido com um demaquilante. Como saber se a pele está limpa? Se o algodão estiver branco, está tudo certo!
Copyright foto: iStock
Não use produtos inapropriados para seu tipo de pele
Um antirrugas milagroso, a última propaganda a respeito de um creme revolucionário... Estes produtos são realmente feitos para você? Estamos frequentemente tentados a fazer uma má escolha em se tratando de produtos de beleza. Como evitar erros? Identificando o seu tipo de pele.
Peles oleosas, sujeitas à formação de imperfeições e brilho excessivo, devem ser tratadas duas vezes por dia com produtos que a purificam e lhe dão um tom mais fosco. Peles sensíveis, facilmente irritáveis, devem ser limpas com produtos suaves e sem sabonete. Por fim, em relação às peles mistas, privilegiam-se as máscaras hidratantes, economizando a dose nas partes mais secas: as bochechas, o pescoço...
Um bom hábito
Escolha o produto apropriado à natureza da sua pele lendo com atenção as informações contidas nas embalagens.
Copyright foto: iStock
Não se esqueça do pescoço e do colo
Os cuidados com o rosto não param no queixo. O pescoço e o colo ficam igualmente expostos à luz do dia. São até mesmo as partes do corpo mais sensíveis às agressões exteriores: sol, vento, frio, calor... E, no entanto, eles são muitas vezes esquecidos pelos tratamentos de beleza.
Um bom hábito
Estenda a aplicação do seu creme diário, protetor solar ou esfoliante até o colo. E se a pele desta área tiver pouca firmeza e tendência às rugas, procure um produto apropriado para a região.
Copyright foto: iStock
Não deixe de lado o cabeleireiro
Uma mecha aqui, outra ali, umas pontas duplas... É bem verdade que o cuidado com os cabelos toma tempo. Mas a satisfação de sair do cabeleireiro com um corte novo ou uma coloração não tem preço.
Um bom hábito
Corte as pontas e refaça a cor a cada 2-3 meses para manter a cabeleira em ordem e faça uma máscara semanal para ter cabelos brilhantes e sedosos.
Copyright foto: iStock
Não se esqueça do protetor solar
O melhor meio de evitar o surgimento de rugas é proteger a pele do sol: os raios UV são responsáveis pelo envelhecimento da pele. Diferentemente do que se pensa, o sol está presente o ano todo. Mesmo o sol de inverno tem consequências sobre a pele. É por isso que se deve usar sempre um protetor com fator de proteção 30, no mínimo.
Um bom hábito
Renove o protetor várias vezes por dia nos períodos mais quentes para uma proteção efetiva. Chapéu e óculos de sol são bem vindos quando o sol estiver a pico.
Copyright foto: iStock
Suspenda as esfoliações abusivas
Claro, limpar a pele é um bom costume, mas saiba que o excesso de limpeza ou de esfoliação pode não só irritar a pele como induzir à secreção de sebo e multiplicar as bactérias.
Um bom hábito
Prefira fazer uma esfoliação e uma máscara hidratante uma a duas vezes por semana, de acordo com o seu tipo de pele.
Copyright foto: Istock
Jogue fora os pincéis sujos
Para obter um efeito esfumaçado ou um degradé elegante com as sombras, nada como um pincel limpo para não poluir as tonalidades e, sobretudo, não passar bactérias para a pele.
Um bom hábito
Lave os pincéis uma ou duas vezes por mês, deixando-os de molho em um pouco de xampu, e em seguida, deixe secar ao ar livre.
Copyright foto: iStock
Não polua o contorno dos olhos
Sendo uma das áreas mais frágeis dos olhos, é também a primeira vítima dos abusos: sol em excesso, falta de sono... O contorno dos olhos logo forma vincos que se transformam em rugas.
Um bom hábito
Utilize um produto para o contorno dos olhos que também seja hidratante e faça um tratamento contra as bolsas que se formam na região ou use um antirrugas sempre que as marcas do cansaço estiverem particularmente visíveis. Por fim, use óculos de sol para proteger a área dos raios solares.
Copyright foto: iStock
Não mexa nas espinhas
É bastante tentador, mas cutucar as espinhas pode multiplicar os micróbios e causar uma inflamação, isso sem falar da cicatriz...
Um bom hábito
Cuide destes inconvenientes com um produto apropriado ou seque-as com uma loção cicatrizante. Se a espinha for realmente visível, cubra-a com um produto antirrugas ou uma base.
Copyright foto: iStock
Abandone o cigarro
Se você ainda estava procurando um bom motivo para largar o cigarro, saiba que, além de ser nocivo à saúde, o tabaco provoca rugas profundas, deixa a pele sem brilho e dilata os poros. Para ter uma tez sedosa e preservar a juventude da pele, dê adeus ao cigarro.
Um bom hábito
Tente parar aos poucos. Para reverter a falta de brilho no rosto, faça uma máscara de argila e aposte na hidratação.
Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Dicas de beleza: 10 atitudes a serem banidas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.