Sopa gratina de grão de bico e cebola caramelizada
Última modificação: por oRedacao.
CategoriaSaladas e sopas
DificuldadeFácil
Tempo de preparo1 h 55 min
Rendimento8
Nota
Receita gentilmente cedida por Nestlé.
Ingredientes
8 porções
Sopa
1 e 1/2 xícara (chá) de grão de bico
1 dente de alho
2 tabletes de caldo de legumes
1/2 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (sopa) de açúcar
1 cebola grande cortada em meialua
Crocante
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de queijo tipo gruyère (ou ementhal) ralado
1 colher (sopa) de azeite
10 amêndoas torradas e trituradas
Modo de preparo
SOPA: Em um recipiente, coloque o grão de bico de molho em água morna por cerca de 1 hora. Escorra, coloque em uma panela de pressão, junte o alho, os tabletes de caldo de legumes e 5 xícaras (chá) de água fervente.
Tampe a panela de pressão e leve ao fogo para cozinhar por cerca de 20 minutos (contados a partir do início da pressão) ou até que o grão de bico esteja macio. Espere amornar e bata tudo no liquidificador até formar um creme homogêneo. Volte para a panela, junte o cominho e reserve aquecido.
Em uma frigideira, derreta a manteiga, junte o açúcar e espere caramelizar levemente. Junte a cebola e mexa até que esteja dourada. Junte à sopa reservada e misture bem. Coloque em recipientes refratários individuais e reserve enquanto prepara o crocante.
CROCANTE: Em um recipiente, misture a farinha de rosca, o queijo parmesão, o queijo gruyère, o azeite e as amêndoas, formando uma farofa úmida. Distribua sobre a sopa, já nos refratários individuais, e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 15 minutos ou até que esteja crocante e dourado. Sirva a seguir.
Copyright foto: Cozinha Nestlé/Carol Gherardi
Veja também
Este documento, intitulado 'Sopa gratina de grão de bico e cebola caramelizada', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.