0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Horta vertical: sugestões para fazer a sua

Usar a parede para criar um espaço verde é ideal para ambientes pequenos 

Horta vertical feita com vergalhões: reuso de latas de molho de tomate © MCA Estudio/Divulgação


A horta vertical é uma opção para quem mora em apartamentos ou tem pouco espaço em casa. Afinal, ter alimentos frescos a qualquer momento é o sonho de todos que querem uma vida mais saudável.

Veja na galeria algumas dicas da arquiteta Ana Cano Milman. Nesta foto acima, ela montou uma horta vertical na cozinha de mostra Morar Mais por Menos 2016, em parceria com Erica Saraiva.

Iluminação natural

Plantinhas precisam de iluminação. © Reprodução/Pinterest
+-

O ideal é que a horta seja em ambiente com ampla iluminação natural, ou seja, onde haja incidência da luz solar. Em geral, áreas de serviço, varanda e janelas amplas (muitas vezes na cozinha) são os espaços ideias para construir as hortas verticais.

As ervas mais comuns

Temperinhos pendurados na horta. © Divulgação

Hortelã, manjericão, cheiro verde, orégano, tomilho e alecrim são as plantas mais usadas, especialmente por servirem como tempero e pelo aroma que trazem para o ambiente.

Outras espécies na vertical

Outras espécies no jardim vertical. © Reprodução
+-

É possível ainda incluir outras espécies que não sejam usadas na culinária, como orquídeas, bromélias e outras. Assim, além de ser útil, a horta vertical  vira um cantinho também de decoração.

Algumas plantas ão se misturam

Algumas espécies devem ficar em vasos sozinhas. © Reprodução/Pinterest

Cuidado na hora de plantar várias plantas no mesmo vaso. Algumas espécies não combinam e algumas não aceitam dividir o mesmo recipiente com outras. A pimenta é uma que não gosta de se misturar: como usa muitos nutrientes do solo, prejudica qualquer planta que divida o espaço com ela. A salsinha também não é boa companheira de jardineira.

Rega e luz solar

A manutenção depende do tipo de planta escolhida. © Reprodução/Pinterest

A manutenção depende do tipo de vegetação usada: deve ser observado a quantidade de água necessária, se é uma espécie que gosta de muita ou pouca luz solar, etc. Em geral, a regra é: água diária pela manhã e colocar em um local com luz da manhã.

Estrutura do jardim

Telha de galinheiro é uma opção. © Reprodução/Pinterest

Para montar o jardim vertical, é preciso de uma estrutura rígida para prendemos vasinhos. A tela de galinheiro é uma opção para quem tem um bom espaço. 

Recipiente reciclável

Garrafas pet: bom para o meio ambiente © Reprodução/Pinterest

A horta vertical com garrafa pet também é uma opção para quem tem bastante espaço como a parede de um muro, por exemplo. Para fazer, é preciso que as garrafas estejam ligadas por um barbante.

À venda no comércio

Treliça é opção para quem tem pouco espaço. © Reprodução/Pinterest

As lojas já estão vendendo treliças de madeiras para hortas verticais. Há também a opção de módulos. O mais importante é medir seu espaço antes da compra. E caso vá construir uma grande horta, é importante falar com um arquiteto ou paisagista.

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Horta vertical: sugestões para fazer a sua', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo